10 curiosidades sobre a série Família Dinossauros


Família Dinossauros (Dinosaurs, no original) deixou sua marca pelos bordões e por abordar temas relevantes para a nossa sociedade. Abaixo, você confere dez curiosidades sobre essa clássica série dos anos 1990.

1. Jim Henson idealizou o conceito básico da série em 1988, três anos antes da sua estreia. Alex Rockwell, vice-presidente da organização Henson, disse que antes do sucesso de Os Simpsons "as pessoas achavam que era uma ideia maluca". Jim, no entanto, faleceu em 1990, quase um ano antes do primeiro episódio de Família Dinossauros ser exibido pela ABC.

2. A ideia de uma série live-action com dinossauros animatrônicos aconteceu depois de Henson ficar impressionado com a tecnologia que a Creature Shop, empresa da qual ele era co-fundador, estava desenvolvendo para o filme As Tartarugas Ninjas (1990). Quando Família Dinossauros entrou em produção, a mesma tecnologia foi usada para criar os Dinossauros e muitos dos atores que vestiram os trajes para o filme posteriormente trabalharam no seriado.

3. As fantasias de dinossauros em tamanho real eram separadas em duas partes, uma fantasia de corpo inteiro e uma cabeça animatrônica separada. A cabeça continha motores controlados por rádio que moviam a mandíbula, os lábios, os olhos e as sobrancelhas. Por se tratar de trajes complexas, apenas funcionários da Creature Workshop davam vida aos dinossauros.

4. A Creature Shop criou os animatrônicos de Família Dinossauros pensando que a série teria uma longa duração; eles foram projetados para serem muito mais robustos e fáceis de manter quando comparados aos feitos para um filme.

5. O personagem Baby foi inspirado no filho mais novo do produtor e escritor Bob Young.

6. O fato da série se passar na pré-história faz com que o calendário funcione de trás para frente, ou seja, os anos diminuem ao invés de aumentarem. Em um episódio, Bob pergunta ao seu pai Dino se ele se questiona porque isso acontece.

7. Muitos dos nomes dos personagens são referência a empresas petrolíferas, como Sinclair (nome original da família Silva Sauro), Hess (sobrenome de Roy), BP e Phillips (último nome da vovó Zilda)

8. Como os criadores sabiam que Família Dinossauros poderia ser cancelada na quarta temporada em razão do alto custo e da queda de audiência, eles decidiram criar um episódio que serviria como encerramento para a série. O desfecho foi discutido e autorizado pela ABC.

9. Quando a série foi cancelada pela ABC, a emissora deixou de exibir sete episódios da quarta temporada, capítulos que o público só teve acesso quando a atração passou a ser distribuída para outras redes de transmissão.

10. No Brasil, a série estreou na Rede Globo em 1992 como uma das atrações do Xou da Xuxa. No ano seguinte, quando passou a ser exibida no programa TV Colosso, a produção atingiu o seu auge, dando origem a vários produtos licenciados, como bonecos, chaveiros, camisetas, álbum de figurinhas e um LP gravado pelos dubladores brasileiros. No século XXI, Família Dinossauros foi exibida na TV aberta pelo SBT e Band.

Atualizado em 27/03/2024.
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade