10 Dicas Caseiros para Tirar Manchas de Roupas


Fazer uma mancha na roupa é facil, mais muitas vezes tira-la não é uma tarefa tão fácil assim. confira abaixo 10 dicas caseiras para remover diversos tipos de mancha.

1 - Manchas de Caneta 
Para remover este tipo de macha, é necessário deixar a roupa em questão num recipiente contendo uma mistura de leite e vinagre ou então leite azedo por algumas horas. Feito isso, esfregue bem e repita o processo até que ela saia completamente.

2 - Manchas de Batom 

Retire o excesso com o auxílio de um papel absorvente ou toalha, tendo bastante cuidado para que ela não se espalhe ainda mais. Feito isso, lave com detergente, esfregando com todo cuidado e delicadeza.

3 - Manchas de Café 

Esse tipo de mancha pode se tornar permanente, para que isso não aconteça, é necessário lavar a região imediatamente com água quente. Se isso não for possível, coloque outro tecido por baixo e esfregue gelo na mancha, até que ela suma completamente. Outra opção é esfregar com uma solução de água e bicarbonato de sódio, caso ela já esteja seca, esfregue um pano úmido com álcool ou vinagre branco.

4 - Manchas de Ferro de Passar 

O ferro de passar pode deixar uma mancha amarelada no tecido quando está quente demais. Se isso acontecer, passe água oxigenada sobre a mancha e lave em seguida com bastante água.


5 - Manchas de Gordura 

Para remover esse tipo de mancha há três opções: a primeira é aplicar detergente e esfregar bem; a segunda é colocar uma toalha de papel embaixo da mancha e passar com ferro quente; já a terceira consiste em aplicar talco sobre a mancha e deixar por algumas horas, lavando em seguida.

6 - Manchas de Graxa 

A primeira coisa a ser feita é colocar um pouco de margarina vegetal sobre a mancha de graxa e deixar agir por alguns minutos. Feito isso, retire o excesso e lave a região com água e sabão.

7 - Chiclete 

Para remover manchas causadas por um chiclete que grudou no tecido você tem duas opções: a primeira colocar a peça dentro de um saco plástico e leva-la ao congelador e a segunda é tirar o excesso com o lado sem corte de uma faca e passar gelo sobre o mesmo, para que ele se endureça e se solta com mais facilidade.

8 - Manchas de Esmalte 

A primeira coisa a ser feita é despejar um pouco de acetona no local manchado e logo em seguida coloque talco por cima para secar. Deixe agir por alguns minutos retire o talco sacudindo o tecido e lave com sabão em pedra.

9 - Manchas de Ketchup 

Primeiramente, coloque uma colher (chá) de detergente neutro num copo de água morna, molhando a mancha ou em caso de manchas já secas, coloque uma colher (chá) de amônia em ½ copo de água, aplicando a mistura sobre a mancha. Independente do processo escolhido passe uma esponja com detergente neutro sobre o tecido e enxague com água limpa para retirar o excesso. Deixe secar naturalmente.

10 - Mancha de Ferrugem 

Esse tipo de mancha é desesperador quando sobre o tecido, para retirá-la você deve colocar sal sobre o local manchado e logo em seguida deitar algumas gotas de limão e deixar secar ao sol, lavando em seguida.

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.