10 curiosidades sobre a série animada Manda-Chuva


Contando com apenas uma temporada de trinta episódios, Manda-Chuva (Top Cat, no original) é uma das grandes animações produzidas pela Hanna-Barbera. A seguir, você confere dez curiosidades sobre essa clássica série.

1. Criada por William Hanna e Joseph Barbera, a animação foi idealizada como uma paródia do sitcom The Phil Silvers Show (1955), com Arnold Stang imitando a voz do sargento Bilko para o personagem Manda-Chuva.

2. Manda-Chuva foi a segunda série animada a estrear no horário nobre da televisão nos Estados Unidos; a primeira foi outra produção da Hanna-Barbera, Os Flintstones. A animação foi ao ar nas noites de quarta-feira, das 20h30 às 21h, na ABC, mas não registrou uma boa audiência. Quando passou a ser exibida nas manhãs de sábado, alcançou números melhores.

3. A série foi produzida em cores, porém a sua transmissão original na ABC (de 27 de setembro de 1961 a 18 de abril de 1962) foi em preto e branco.

4.  De todas as produções da Hanna-Barbera, Manda-Chuva foi a série com a maior quantidade de diálogos e a favorita de Joseph Barbera, já que refletia as suas memórias da cidade de Nova York. Barbera participou ativamente da seleção das vozes, uma vez que ele considerava que, até aquele momento, esta era a animação que mais dependeria dos personagens.

5. Bill Hanna, co-criador da série animada, disse que Manda-Chuva foi um dos programas mais espirituosos e sofisticados que ele produziu, com raro apelo para o público de todas as idades.

6. Embora o nome de Kin Platt apareça nos créditos finais dos capítulos, ele não escreveu todos os episódios. Isso se deve a um erro de produção da Hanna Barbera: quando a série passou a ser distribuída, os créditos do episódio de Platt foram utilizados em todos os demais, independentemente de quem foram os roteiristas reais.

7. Na década de 1980, um revival de 35 episódios foi proposto para distribuição, a fim de acompanhar o sucesso dos novos episódios de Os Jetsons, lançados em 1985 e 1987. No entanto, com o fracasso de As Novas Aventuras de Jonny Quest (1986), a ideia foi descartada.

8. Quando foi ao ar no Reino Unido em 1962, a série foi renomeada para Boss Cat pouco após sua estreia em razão de Top Cat ser o nome de uma popular marca britânica de comida para gatos. Apesar da alteração, a dublagem não foi refeita e o protagonista continuou sendo chamado de Top Cat. Após a marca ter sido descontinuada, a animação voltou a utilizar o seu título original.

9. Apesar do sucesso modesto nos Estados Unidos, Manda-Chuva se tornou muito popular em países da América Latina, especialmente no México, onde é conhecida como Don Gato Y Su Pandilla. Parte do sucesso se deve à dublagem mexicana, que adaptou muitas das falas dos personagens.

10. Manda-Chuva estreou no Brasil em 1963 na Record. Foi posteriormente exibido na TV aberta pela Rede Globo e SBT. As adaptações feitas pela dublagem brasileira também contribuíram para o sucesso da animação por aqui: a cidade de Nova York foi substituída por Brasília e o dinheiro era o Cruzeiro (ou Cabrais). O elenco brasileiro conta com Lima Duarte, Gastão Renné, Waldir Guedes, Older Cazarré, Eugênio Silva e Turíbio Ruiz.

Atualizado em 27/03/2024.
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade