Prédio japonês com ilusão de ótica


Este edifício Flatiron, que causa um surpreendente efeito bidimensional, foi construído pelo escritório de arquitetura Eastern Design Office, e está localizado no distrito de Youkaichi, na província de Shiga, uma região aliás onde vivem e trabalham muitos brasileiros, já que é uma região com um polo industrial.

O edifício é um complexo residencial triangular de 13 metros de altura, com a linha base de 23m de altura x 12m x 26m linha oblíqua. Possui 7 apartamentos, de 1 a 3 unidades por andar, sendo que no 4 º andar, há apenas um. Cada apartamento possui uma sala de 13 m2, dois quartos com 13 m2 e 9m2, casa de banho pré-fabricado, uma cozinha e um banheiro pequenos.


Devido ao terreno triangular, o prédio visto de determinado ângulo, nos passa a impressão de que é super fino. A parede exterior é feito de pedra, concreto e vidro, que formam quadrados, lembrando um Patchwork.

O terreno que por muito tempo se manteve intocado, pois ninguém conseguia achar uma forma de preencher aquele lote com formato de um triângulo pontudo e em um local distante do centro da cidade. Ninguém queria comprá-lo e o setor público não queria investir e transformá-lo em um parque.


O terreno está em uma região onde se mistura residenciais, indústrias e até bares, além de estar próximo a uma rodovia. Desta forma é um local com um bom tráfego de pessoas. Foi pensando nisso que a empresa Eastern Design Office resolveu construir um bloco de apartamentos que pudesse se adequar ao terreno de formato incomum.


E o resultado foi muito legal, já que a arquitetura do prédio, se destaca da região pois dá ênfase a sua forma e criando uma arquitetura semelhante à ilusão e foram planejados para serem fáceis de alugar para as pessoas da cidade, que trabalham na região ou que procuram um local calmo para viver.

A ponta do edifício lembra a ponta de um navio naufragado, nos dando a impressão de que o navio fosse escapar da cidade. Realmente, uma bela arquitetura em tons azulados, que destoa em uma típica cidade do interior, que é considerada desinteressante para muitas pessoas.


Parece que esta ilusão engana as pessoas para obscurecer sua visão e sinta-se convidado para um outro mundo. É pretensioso e surrealista, porém moderno e elegante e por esse motivo já virou até atração turística em Youkaichi.

Fonte: Japão em Foco

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.