Como os paleontólogos sabem a cor dos dinossauros?


Quando os dinossauros  foram extintos, ninguém estava lá para tirar uma foto. Mas parece que os cientistas todos concordam mais ou menos qual era a cor deles. De onde veio essa ideia, se os fósseis são meio… encardidos?

Na verdade, ninguém sabe qual era a cor dos dinossauros, mas os cientistas procuram estabelecer bases para identificar possibilidades. A cor dos animais é resultado de um conjunto de pigmentos armazenados na pele, nas escamas, nos pelos ou nas penas.

No caso dos dinossauros, os pigmentos não resistiram ao tempo e não há indícios de suas cores originais. Mas estudos realizados no crânio e nas cavidades dos olhos de algumas espécies mostraram que, assim como seus parentes atuais mais próximos (aves e répteis), os dinos tinham uma boa visão e é muito provável que eles fossem capazes de enxergar o mundo de uma forma tão colorida quanto a nossa!

Como as cores têm uma função importante para os animais – podem servir para camuflagem, advertência, atração de parceiros e muito mais – especialistas supõem que algumas espécies de dinos podiam até ter cores fortes e vibrantes, enquanto outras seriam mais discretas, para poderem se esconder melhor.

Recreio

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.