Desenhos & Animes: Coragem, o Cão Covarde


Courage the Cowardly Dog (no Brasil: Coragem, o Cão Covarde) é uma série de desenho animado estadunidense produzida e exibida pelo Cartoon Network e criada por John R. Dilworth. A série teve 52 episódios produzidos e exibidos entre 1999 e 2002 que foram distribuídos em 4 temporadas.
História


O desenho conta a história de um cachorro chamado Coragem e seus donos, Muriel Bagge, uma típica senhora escocesa, e Eustácio Bagge, um fazendeiro mal-humorado, que vivem juntos em uma fazenda localizada no meio da cidade deserta e fictícia de "Lugar Nenhum".

Eles moram em uma pequena casa, onde acontecem aparições de monstros, fantasmas e outras criaturas. Eustácio odeia muito Coragem, e sempre está o assustando, mas Muriel o ama muito e Coragem sempre a salva dos perigos que acontecem.

Personagens


Principais

Coragem: É um cachorro medroso que vive em Lugar Nenhum. Quando filhote foi abandonado, Muriel o achou e o levou para casa. Seu dono, Eustácio, diferentemente de Muriel, está sempre o mal-tratando e frequentemente chamando-o de cachorro idiota, uma vez em que nunca o chamou pelo nome. Apesar de seus medos, Coragem está sempre salvando seus donos dos perigos e mistérios que ocorrem em sua fazenda e, algumas vezes, fica seriamente machucado, mas por sua determinação e, algumas vezes, por pura sorte ele sobrevive, sempre retornando ao colo quente e confortável de Muriel e a indiferença rabujenta de Eustácio. Coragem frequentemente usa a internet para buscar informações sobre os fenômenos sobrenaturais que ocorrem em "Lugar Nenhum".

Muriel Bagge:  É uma senhora escocesa que adotou Coragem quando ele era um filhote abandonado. Gosta de tomar chá e cuidar de seu jardim ou assistir T.V., quando não está capturada pelos monstros misteriosos. Ela está sempre feliz e gosta de praticamente todos, menos os que são implicantes com ela, como seu marido Eustácio, coloca vinagre em todas as suas receitas, que por acaso ficam deliciosas e coragem adora mas vomita ao saber que sua comida tem vinagre.

Eustácio Bagge: É um velho fazendeiro resmungão que vive maltratando, assustando e chamando Coragem de cachorro idiota (uma vez em que nunca na série chamou o cachorro pelo nome), algumas vezes mal-trata sua esposa, Muriel. Venera poucas coisas, como o dinheiro, sua poltrona vermelha, a T.V., seu jornal e seu caminhão. Acha graça em ver Coragem assustado, para isso colocando uma grande máscara e grita "ooga-booga-booga!". Algumas de seus comportamentos vêm de sua infância com seus pais, pois este foi bastante mal-tratado, fazendo-o sentir-se com um estranho. Algumas vezes mostra compaixão e arrisca sua vida com Coragem para salvar Muriel, e, na maioria das vezes, sai mais machucado que o cão. Sempre que é ameaçado utiliza sua marreta para defender-se.

Secundários

Computador:  É o computador pessoal de Coragem que o dá muitos conselhos sobre como lhe dar com situações inusitadas (é um computador falante e com vontade propria).em um episódio ele se tornou um vilão temporariamente ao possuir o corpo de Muriel para viver uma vida mais "radical".

Ma Bagge: É a mãe de Eustácio. Assim como ele, ela é, na verdade, careca, mas veste uma peruca que a deixa idêntica ao filho, porém muito menor. Ela está sempre dizendo a Eustácio para, às vezes, fazer favores para Coragem, deixando-o muito irritado. Gosta muito de Muriel e está sempre tentando conciliar os dois quando pensam em se dirvorciarem. De vez em quando Ma pode ser tão cruel quanto Eustácio, mas na maioria das vezes isso não acontece com Coragem e Muriel, de tal forma que costuma tratar Coragem com carinho e afeto (Chamando-o pelo nome, apesar de às vezes chamá-lo também de cachorro idiota) à medida que vive batendo em Eustácio e o maltratando da mesma forma que este maltrata Coragem.

As Valquírias: São quatro irmãs vikings. Coragem casa uma das irmãs com o rei troll, o que traz a paz entre as duas diferentes tribos.

Shirley: É um chihuahua médium espírita que aparece vestida como uma cigana. Sua posição é mais neutra do que boa ou má. Ajuda Coragem providenciando-o informação ou algum item que possa ser usado, mas por um preço, já que ela é uma cigana pobre.

Os Irmãos Patos: São três patos irmãos extra-terrestres. Um deles está sempre pondo ovos mesmo ele sendo macho. Em um episódio um dos irmãos é capturado, então eles tomam o controle da mente de Muriel para salvá-lo.

Vilões

Katz: Um dos vilões mais antigos da série, é o arqui-inimigo de Coragem. É um gato de origem desconhecida, vermelho, muito magro, com listras azuis e postura humanóide, que já fez várias aparições. Sempre que Katz entra em cena, toca ao fundo sua música personalizada, de aspecto sinistro. Na primeira dessas aparições, no episódio "A Night at the Katz Motel", ele é o dono de um misterioso motel em que tentar dar o casal de fazendeiros para suas aranhas comerem. Katz já se mostrou dono de vário empreendimentos sendo que em todos eles uma coisa se assemelhava: era probida a entrada de cães. Katz foi um dos vilões convocados por Eustácio no episódio "Ball of Revenge". Sempre que acaba ferido, achatado ou humilhado de algum forma, seja por Coragem ou qualquer outro, Katz diz em tom monótono sua conhecida frase "Não devia ter feito isso!".


Dr. Gerárd: Um homem de estatura média e cabelos redondos caindo sobre a testa que utiliza óculos de armação quadrada. É um cientista que num episódio já foi vizinho da família de coragem. Na verdade ele não é um vilão propriamente dito, mas sua casa é uma vilã, já que ele vive numa casa que possui vida própria e tem como ambição destruir outras casas ao redor. Gerárd sofre deste mal e precisa da ajuda de Coragem, Muriel e Eustácio para impedir sua causa, sendo que ele mesmo tem poucas informações sobre o tal caso.

Dr. Gerbil: Um esquilo que vive em uma caverna próxima à estação de esgoto


A Raposa: É uma raposa laranja que constantemente usa um par de óculos de sol. Apesar de ter apenas duas partidas, ele é considerado um dos rivais de Coragem por assinatura. Por alguma razão, ele sabe como dirigir um carro e um pilota um avião. Possui uma queda por Muriel, mas por ser impossível possuí-la, sempre toma medidas um tanto drásticas para destruí-la, sendo que em um episódio, quer fazer um ensopado de vovó, utilizando Muriel. É um tanto parecido com Kats em sua aparência e personalidade. É fácil confundir os dois.


Dr. Zalost: Um maligno alienígena que mora numa torre móvel, e tem como intenção destruir as grandes cidades do planeta terra, começando por seus sentimentos, causando atrito entre famílias e bons amigos. Seu subordinado é um rato gótico habilidoso, porém não muito inteligente, e que não diz uma só palavra.


A Múmia:  Múmia de um antigo faraó do Egito, possivelmente Ramsés II, que é descoberta num terreno da fazenda de Eustácio e acidentalmente despertada quando este rouba a pedra preciosa que lacrava seu sarcófago. Ele exige que a pedra seja devolvida, caso contrário, irá espalhar as pragas do Egito afim de atormentar a pobre família de fazendeiros.

Curiosidades



- Pelo mapa dos Estados Unidos, o lugar onde fica localizado o Lugar Nenhum, é justamente o local onde situa a famosa Área 51 que é um local que oficialmente não existe nos mapas. Boatos dizem que se trata de lugar onde ocorrem experiências com extraterrestres. As aventuras do Coragem, o Cão Covarde tem como base esses fenômenos sobrenaturais, incluindo a presença de militares em alguns episódios, com missões ultrassecretas, como no episódio "A Invisível Muriel" e "Uma Mosca Chamada Coragem". Uma outra curiosidade é que em um episódio, dizem que Lugar Nenhum fica em algum lugar do Kansas.

- Coragem, às vezes, perde seus dentes, mas sempre os tem de volta em uns 5 segundos.

- O desenho não é considerado muito infantil, pois tem várias vezes cenas de insinuação violenta (típica de um filme de terror). Um exemplo é o episódio "A Maldição da Toupeira Lobisomem" e "A Maldição do Faraó".

- A animação em 3D foi utilizada em alguns episódios como "A Maldição do Faraó".

- Num episódio foi mostrado que Muriel tem uma prima chamada Dorothy.

Eustácio tinha um irmão mais velho de quem sempre teve inveja. Em um episódio, seu irmão havia deixado uma maleta com uma suposta herança. Sabe-se que ele já é falecido.

- No episódio "O Demônio do Colchão", ele faz referência á algum filme de terror como O exorcista.

- No episódio "Todo Mundo Quer Dirigir", o próprio diretor fala que fez alusão à musica "Thriller" de Michael Jackson, e Quentin Tarantino como - Benton Tarantela.
E7

Perfil da redação do Portal E7.

1 Comentários

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade