É verdade que encolhemos com a idade?


As pessoas encolhem com a idade, afirmou Dr. Roger Haertl, chefe de cirurgia espinhal do NewYork-Presbyterian Hospital/Weill Cornell Medical Center, mas elas na verdade encolhem e recuperam altura numa base diária, chegando a três quartos de polegada. A degeneração com a idade interfere no processo natural de recuperação de altura, e aos 60 anos, uma perda de duas polegadas não é incomum. 

Existem 23 discos intervertebrais gelatinosos que agem absorvendo impacto entre a vértebra espinhal, segundo Haertl. Os discos, compostos de aproximadamente 88% de água, são comprimidos durante o dia, à medida que a posição ereta, os movimentos e a vibração espremem o fluido para fora. À noite, quando o corpo está na horizontal e em descanso, os discos reabsorvem o fluido, como esponjas.

Conforme ficamos mais velhos, processos degenerativos interferem na reabsorção, segundo o médico. O fornecimento de sangue e a circulação diminuem, e o material do disco endurece. Os ossos da vértebra entram em colapso, causando uma dor significativa. Eventualmente, os nervos e a medula espinhal podem ser comprimidos, levando à paralisia.

O laboratório de Haertl está trabalhando na implantação de discos artificiais biologicamente projetados para consertar esse encolhimento. Contudo, por enquanto, afirmou ele, o melhor remédio é a prevenção. Qualquer coisa que interfira na microcirculação nos discos, incluindo tabagismo, obesidade e diabetes, deve ser evitada, e exercícios aeróbicos devem ser enfatizados, junto a uma dieta balanceada.

Uol

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.