Cientistas desenvolvem lente especial que pode frear a miopia


De acordo com uma notícia publicada pelo site PHYS ORG, um grupo de pesquisadores norte-americanos desenvolveu um tipo de lente de contato que pode frear o progresso da miopia. Segundo a publicação, o novo material influencia a maneira como os olhos se desenvolvem, evitando que esses órgãos adotem um formato mais alongado.

A miopia é um distúrbio que dificulta a visualização de objetos que se encontram mais distantes, ocorrendo devido a uma curvatura mais acentuada nos olhos que faz com que as imagens sejam formadas antes de chegarem à retina. Além disso, a miopia também pode ser gradual, piorando com o passar do tempo. Controle ocular

Segundo a publicação, os pesquisadores descobriram que, ao alterar a maneira como a luz é focalizada pela retina, é possível induzir a forma como os olhos são “moldados”. Assim, as lentes corretivas utilizam diferentes dioptrias em uma única lente para controlar o desenvolvimento desses órgãos, forçando-os a adotar uma curvatura menos acentuada ou evitando que o quadro de miopia progrida.

Os experimentos mostraram resultados bastante positivos ao reduzir a curvatura ocular que causa a miopia, e a nova lente de contato, dirigida principalmente para crianças, estará disponível em breve de forma comercial.

Fonte

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.