Comparamos Wii U, PlayStation 3 e Xbox 360: veja qual é o melhor

 O Wii U, novo console da Nintendo, faz sua estreia no mercado internacional em duas versões: 8 GB e 32 GB. O site Techtudo analisou de perto as especificações do aparelho e comparamos com o hardware do Xbox 360 e o do PlayStation 3 em termos de peso, CPU, placa gráfica, memória RAM, armazenamento, áudio, mídias, conexões e saídas de vídeo.


Peso 
O primeiro de tudo em uma comparação é ver se este aparelho é mais leve que os demais. Pelo visto, o Wii U é o mais leve dos três. O peso de cada console é expresso em valores aproximados.

Wii U: 1,6 kg

Playstation 3: 2,1 kg

Xbox 360: 2,9 kg


CPU 
O processador é o coração de qualquer sistema eletrônico. Todos os três videogames contam com chips fabricados por empresas como IBM, AMD, Sony e Toshiba, que os adaptam para suas necessidades. No caso do Wii U, o processador está junto com a aceleração gráfica.

Wii U: Processador IBM Power multi-core três núcleos, rodando a 3GHz (com processamento de 260 Gflops)

PlayStation3: Processador Cell de sete núcleos single-threaded (um de backup), rodando a 3.2GHz (com processamento de 230 Gflops)

Xbox 360: Processador Xenon de 3 núcleos dual-threaded, rodando a 3.2GHz (com processamento de 77 Gflops


Placa Gráfica
Enquanto o Xbox 360 e o PlayStation 3 têm placas com memória de vídeo de 256 MB GDDR3, que aumentam de acordo com a memória RAM disponível, o Wii U tem 1 GB de memória GDDR5, baseado na série de placas de vídeo Radeon HD 5000.

Wii U: AMD Radeon de alta definição;
1 GDDR5 compartilhado da RAM do sistema
(processamento e potência em números não foi divulgado)

PlayStation 3: Modelo Nvidia RSX de 550 MHz
256 MB GDDR 3 (Chegando até 480 GDDR3 compartilhando a RAM do sistema)
22,4 Gbps de banda

Xbox 360: Modelo ATI Xenos de 500 MHz
256 MB GDDR 3 RAM (Chegando até 512 GDDR3 compartilhado c/ a RAM do sistema)
(mais 10 MB eDRAM)
21,6 Gbps de banda (256 Gbps via eDRAM)


Memória RAM
Os sistemas mais antigos da Sony e da Microsoft perdem disparado para o Wii U por conterem de um quarto à metade da memória RAM que o console da Nintendo tem.

Wii U: 2 GB RAM – somente 1 GB é utilizado para operações do sistema
(1 GB é reservado para jogos e compartilhado entre CPU e GPU)

PlayStation 3: 256 MB RAM XDR
3,2 GHz de velocidade
25,6 Gbps de largura de banda

Xbox 360: 512 MB de RAM GDDR3 (compartilhado com GPU)
700 MHz de velocidade
22,4 Gbps de largura de banda


Armazenamento
Assim como o Xbox 360, será possível utilizar pen-drives para aumentar a capacidade de armazentamento do aparelho da Nintendo. Mas não se empolgue. Este recurso deixa o acesso dos arquivos, como jogos, bem lentos, já que a porta é USB 2.0.

Wii U: HDD 8 GB (Básico) ou 32 GB (Deluxe)
10000 RPM
Suporta a cartões de memória SDHC e armazenamento externo via USB

PlayStation 3: 12, 250 ou 500 GB HDD (Modelos Super Slim)
5400 RPM
Aceita HDs USB externas

Xbox 360: HDD 320 (Elite) e 250 GB ou 4 GB SSD (Arcade)
5400 RPM
Aceita pen-drives USB de até 32 GB e HDs externas


Áudio 
O Xbox 360 e o PlayStation 3 contam com a saída de áudio ótico, recuso que deixa a qualidade do som ainda mais superior do que quando utilizado apenas o cabo HDMI. Como o Wii U não irá aceitar CDs de música e não se sabe ainda se terá algum serviço de música exclusivo, o jeito é continuar usando os aparelhos da concorrência para isso.

Wii U: Analógico Estéreo
Digital 5.1 LPCM

PlayStation 3: Analógico Estéreo
Digital 5.1 Dolby Digital e 7.1 LPCM

Xbox 360: Analógico Dolby Pro-Logic II
Digital 5.1 Dolby Digital


Mídias
A mídia utilizada no Wii U tem 25 GB, mas não é um Blu-Ray, e sim uma patente própira da Nintendo. O principal motivo para sua utilização será o combate à piratara.

Wii U: Aceita discos do Wii (menos do GameCube)
Leitura de dados a 22 MB/s (Mídia especial do Wii U, baseado em Blu-Ray)
25 GB de espaço em disco

PlayStation 3: Leitura de dados a 9MB/s (Blu-Ray)
25 GB de espaço em disco de uma camada
50 GB em disco de dupla camada

Xbox 360: Leitura de dados a 15.85 MB/s (DVD)
7 GB de espaço em disco de dupla camada


Conexões 
Em relação às conexões de rede, podemos atestar pela qualidade dos serviços mostrados pela Sony com a PSN e a Microsoft com a Live ao longo de todos seus anos de funcionamento que a Nintendo ainda vai ter muito trabalho pela frente para igualar seu serviço com a concorrência.

Sobre as conexões de acessórios, o Wii U tem quatro entradas USB escondidas por uma porta retrátil. A versão transparente do console mostra todos os componentes do aparelho.

Wii U: Cartão de memória SD (suporta SDHC)
USB 2.0 ports (2 na parte frontal, 2 na traseira)
Entrada da Barra de Sensor
Entrada AV Multi Out
Entrada HDMI 1.4
Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n

PlayStation 3: 2 entradas USB 2.0 (frontais)
Entrada HDMI 1.4
Entrada AV Multi Out
Entrada áudio Digital Out (Optical)
Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n

Xbox 360: 2 entradas USB 2.0 (frontais)
Entrada HDMI 1.4
Entrada AV Multi Out
Entrada áudio Digital Out (Optical)
Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n


Saída e vídeo
Pela primeira vez em muitos anos, será possível jogar grandes franquias da Nintendo com gráficos em alta definição, explorando todo o potencial do colorido mundo de Mushroom Kingdom nas aventuras do Mario e a fabulosa terra de Hyrule, em um próximo (e muito aguardado) jogo da franquia Zelda.

Wii U: Suporta resoluções 1080p, 1080i, 720p, 480p e 480i.
Cabos compatíveis incluem HDMI e todos da geração Wii: D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto

PlayStation3: Suporta 1080p, 1080i, 720p, 576p e 480p.
Compatibilidade com HDMI, D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto

Xbox 360: Suporta 1080p, 1080i, 720p, 576i e 480p.
Conexões compatíveis incluem HDMI, VGA, D-Terminal, Componente, S-Vídeo e Vídeo Composto


Créditos

Um comentário:

  1. "qualidade do som ainda mais superior" o texto poderia ser "qualidade do som superior"

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