Desenhos & Animes: He-Man e os Mestres do Universo


He-Man e os Defensores do Universo (em inglês: He-Man and the Masters of the Universe) é uma série de desenhos animados baseados na linha de brinquedos Masters of the Universe, lançados pela indústria de brinquedos Mattel, tema de vários produtos e mídias relacionadas. A mais conhecida delas é a série de animação produzida pelo Filmation Studios entre 1983 e 1985, com 130 episódios. Na série, o personagem principal, He-Man, e seus amigos defendem o planeta Eternia e o Castelo de Grayskull das forças malignas comandadas pelo vilão Esqueleto.


Da série de brinquedos para as telas 

No início dos anos 80, a Mattel estava trabalhando em bonecos do filme Conan, o Bárbaro. Como o filme foi considerado muito violento para o público infantil pelos executivos da empresa, foi desenvolvida a série de bonecos "Masters of the Universe". Ao mesmo tempo, para alavancar a venda dos bonecos, foi encomendada à Filmation Studios uma série de desenho animado baseada nos conceitos desenvolvidos pela Mattel.

Assim, em 1983 foi lançada a série He-Man and the Masters of the Universe. A série utilizava a técnica de rotoscópio, assim como outros desenhos da Filmation, em que os movimentos dos personagens eram desenhados sobre filmagens de atores. Quem assistiu às séries da Filmation podia ver semelhanças entre os movimentos dos personagens das séries.

A série teve duas temporadas de 65 episódios cada, de 1983 a 1985. Em 1985 a Filmation passou a trabalhar outra série para o público infantil feminino, She-Ra, a princesa do poder, que teve 93 episódios em duas temporadas. He-Man teve participação especial em diversos episódios da série She-Ra.

A História

Os mini-quadrinhos originais 

Originalmente, junto com cada boneco da linha Masters of Universe vinha um mini-gibi. Isto foi antes da série animada; descreviam diferenças de He-man para o conceito que seria adotado posteriormente na série animada. Por exemplo: He-Man, segundo esta origem, não tinha identidade secreta; ele era um bárbaro duma tribo de Etérnia, um mundo que experimentou um conflito chamado de a Grande Guerra, que devastou as civilizações que governaram esse mundo, deixando para trás fantástico maquinário e armas. Eventos da Grande Guerra abriram uma brecha entre as dimensões, permitindo ao perverso Esqueleto vir a Eternia (ilustrações do próprio gibi mostram que os habitantes da dimensão de Esqueleto são iguais em aparência física a ele). Como em sua versão animada, Esqueleto procura tomar o Castelo de Grayskull, cujos segredos poderão torná-lo mestre do universo. Para combater o vilão, He-man ganhou poderes e armamento da Feiticeira. Já Teela nesta versão de brinquedo tinha um elmo de naja. He-man tem uma metade da Espada do Poder; Esqueleto tem a outra metade. Quando juntas, as duas metades devem servir como chave para o Castelo de Grayskull. Nesta versão boneco, vimos também que He-man tinha uma arma auxiliar, um machado, e também um escudo. A continuidade da linha de bonecos foi aberta oficialmente numa outra mídia em DC Comics Presents #47, uma publicação da DC Comics onde Superman dividia a revista com um herói convidado. Nesta história, um crossover, Superman era transportado para Eternia e era dominado por Esqueleto, e enfrentava He-man. Em 1982, a DC Comics lançou a mini-série Masters Of The Universe, que fez ajustes a história, mais parecidas a sua versão que viria na série animada da Filmation, como He-man ter a identidade de Adam.


História segundo a série animada 

Como a série da Filmation foi lançada, as origens de He-man foram mudadas como segue. He-Man vive no planeta Eternia, um mundo aparentemente medieval, mas repleto de tecnologias avançadas. Eternia também é repleto de seres mágicos. Enquanto o planeta é comandado pelo justo rei Randor, o vilão Esqueleto tenta dominar o castelo de Grayskull, e assim ter o controle de todo o universo, que é protegido por He-Man, nada menos que Adam, o príncipe filho de Randor.

A guardiã do castelo Grayskull é a Feiticeira, que se transforma em águia, chamada Zoar, quando necessário. Aparentemente é ela quem concedeu os poderes de He-Man ao príncipe Adam, entretanto, em um episódio, são mostradas as duas espadas do poder, ou seja, Adam e sua irmã são escolhidos pelas espadas. Ela também é a mãe de Teela, adotada por Mentor. Há um episódio em que Mentor revela que He-man e Teela são irmãos, o que deixa a trama da série estranha, pois Teela teria que ser fruto de um caso de Randor com a Feiticeira.

Ao levantar a Espada do Poder e proferir: "Pelos poderes de Grayskull... Eu tenho a força!", o príncipe Adam torna-se He-Man, um poderoso bárbaro musculoso de pele bronzeada e com pouca roupa. Usando a mesma transformação, também transforma Pacato, seu tigre (de pelagem verde com listras laranjas) acovardado, no Gato Guerreiro, poderoso tigre de batalha com armadura.

Só que ninguém sabe que Adam é He-Man, e para manter tudo em segredo, Adam se faz de preguiçoso e covarde, o que causa raiva em Teela, capitã da guarda real, e desgosto em Randor.

Na verdade três pessoas conhecem o segredo de Adam: Gorpo, Mentor e Feiticeira (quarta exceção, obviamente, Pacato, pois apesar de tigre, tem raciocínio e pode falar). Posteriormente ficam sabendo do mesmo segredo Adora, sua irmã, espirito (ventania), o cavalo de Adora e Esperança da Luz, personagens do desenho She-Ra.

O vilão Esqueleto, uma estranha combinação de cara de caveira com um corpo físico, tem sua base na Montanha da Serpente, que é uma montanha com uma cachoeira e uma enorme serpente esculpida em toda sua volta.

Por duas vezes, He-Man e Esqueleto tiveram que unir forças para enfrentar uma ameaça comum:
1) o terrível inimigo Semente do Mal (Evil-Seed);
2) o demônio extradimensional Sh'gora, ironicamente evocado pelo próprio Esqueleto.
Ambos estes vilões ameaçavam destruir todos em Etérnia.


Detalhes sobre a versão animada

Na série, nitidamente direcionada para o público infantil, seus episódios sempre terminavam com algum personagem contando aos espectadores a "lição de moral" que a história pretendeu transmitir.
Basicamente, o conceito duma série animada com um herói que portava uma espada e lutava num mundo fantástico já havia sido explorada pela própria Filmation em seu desenho hoje quase desconhecido de 1981, Blackstar, que não fez sucesso. O planeta Sagar, onde Blackstar estava exilado, era muito semelhante a Etérnia. Blackstar e seu vilão Overlord tinham duas metades duma espada, e embora não referenciado na série animada, He-man e Esqueleto em sua linha de bonecos também tinham duas metades duma espada. O ator George DiCenzo, que fazia a voz de Blackstar, até trabalhou na série de He-Man fazendo vozes de personagens secundários (no inglês original).


Personagens

Heróis
Príncipe Adam / He-Man
Pacato / Gato Guerreiro
Teela
Mentor
Feiticeira
Gorpo
Rainha Marlena e Rei Randor
Aríete
Stratos
Multi-Faces
Mekaneck
Abelhão
Fisto
Granamyr
Zodac


Vilões
Esqueleto
Maligna
Mandíbula
Homem-Fera
Aquático
Kobra Khan
Triclope
Webstor
Spike
Modulok
Multi-Garras
Lagartauro
Mal em Dobro
Semente do Mal


Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.