10 mitos médicos em que acreditamos


Podem haver anos e anos de estudos, mas muitas vezes acreditamos nas conversas populares. Abaixo segue-se uma lista de 10 mitos médicos que muitos de nós acreditamos:


VACINA PODE CAUSAR GRIPE E OUTROS EFEITOS 
A vacina sim pode causar febre e um mal estar, mas não a gripe em si, pois segundo a médica Rachel Vreeman, garante que não há possibilidade de “um vírus morto ressucitar e causar gripe”. Em 1998, um artigo publicado no jornal “The Lancet” lançou mais um mito em torno das vacinas: os pais de oito crianças alegaram que todos seus filhos se tornaram autistas, depois que foram vacinados contra três doenças (sarampo, caxumba e rubéola). E em 2002 a suposta relação de causa e efeito entre vacina e autismo jamais foi confirmada. Um estudo feito com 530 mil crianças e publicado no “New England Journal of Medicine” não encontrou vínculo algum.


VITAMINAS E SUPLEMENTOS ALIMENTARES SEMPRE SÃO SAUDÁVEIS
Um número crescente de estudos estão descobrindo que os suplementos e vitamina pode não ser só ineficaz, mas sim perigoso. De acordo com pesquisa publicada na revista "Stem Cells" as doses excessivas de vitamina C e E podem causar alterações genéticas e tornar a pessoa mais predisposta a desenvolver câncer. A segurança de muitos suplementos ainda não teve um estudo profundo, e a embalagem de muitos contém erros nas recomendações de dosagem.


O FRIO DEIXA VOCÊ DOENTE 
O que nos causa o resfriado é a exposição ao vírus e não às baixas temperaturas. Em 1968, um estudo publicado no “New England Journal of Medicine” mostrou que os voluntários expostos a exemplares de rinovírus ficaram doentes, independentemente de estarem em ambientes aquecidos ou gelados. O que é fato é que se há alguém resfriado no mesmo ambiente e fechado também ficaríamos então com a mesma doença.


USAMOS APENAS 10% DOS NOSSOS CÉREBROS
Palestras motivacionais nos encorajam afirmando que usamos ‘apenas 10% do cérebro’, isso é dito para que assim possamos explorar o tal “potencial escondido”. Mesmo diversos estudos mostrando-nos que não é verdade que usamos apenas essa pequena fatia do nosso cérebro, o mito continua firme desde 1907.


AÇÚCAR DEIXA CRIANÇAS HIPERATIVAS 
Em um estudo publicado em 1994 por pesquisadores no “Journal of Abnormal Child Psychology”, deram Ki-suco adoçado com aspartame a um grupo de crianças. Alguns pais estavam ciente sobre a substância ingerida por elas e outros achavam que era açúcar. Aqueles que acharam que seus filhos estavam “cheios de açúcar” disseram que as crianças estavam hiperativas e incontroláveis, mas um sensor colocado no pulso delas mostrou justamente o contrário.


VOCÊ DEVE FICAR ACORDADO SE TIVER SOFRIDO UMA CONCUSSÃO
Concussões são traumatismos causados por uma pancada na cabeça (muito comum no esporte) sempre merecem cuidado médio mesmo sendo raro os casos de risco de vida. Avisos para ficar acordado depois de uma pancada forte na cabeça provavelmente surgiu de um mal-entendido sobre um determinado tipo de lesão na cabeça - que envolve hemorragia cerebral - onde um "período lúcido" é seguido de um coma ou pior. Mas isso é muito raro e não dizem respeito a pessoas com pancadas normais.


GOMA DE MASCAR FICA NO SEU ESTÔMAGO PARA SEMPRE 
Embora alguns ingredientes das gomas de marcar não são digeríveis isso não significa que elas ficarão para sempre no nosso estômago. Se a goma de mascar não pode ser digerida da mesma forma que fibras alimentares, que temos de consumir diariamente, ela simplesmente é passada adiante e eliminada.


LER NO ESCURO OU ASSENTAR MUITO PERTO DA TV PREJUDICA A VISÃO
Luz fraca, ou assistir de perto TVs de tubo, sem dúvida, pode fazer seus olhos trabalhar tão duro que chegam a doer. Mas não há nenhuma evidência de que estas práticas causam danos a longo prazo. O mito da TV pode ter começado na década de 1960, e na época ele pode ter sido verdade. Algumas TVs coloridas da época emitiam grandes quantidades de radiação que poderiam ter causado danos aos olhos, más esse problema não é visto hoje em dia nas TVs e monitores de computador. Se você ou seu filho tendem a se sentar perto do computador ou TV e os seus olhos doem, pode ser hora de procurar um oftalmologista.



TOMAR PELO MENOS 2,5 LITROS DE ÁGUA POR DIA
Em 1945, o Conselho Nacional de Pesquisa de Alimentos e Nutrição dos Estados Unidos divulgou que adultos deveriam ingerir 2,5 litros de água diariamente (cerca de 8 copos), no qual o fato foi prontamente repercutida pela imprensa. O problema é que não avisaram que boa parte dessa água vinha dos alimentos, não apenas de ingestão direta.


NÃO PODE NADAR DEPOIS DE COMER (EM HIPÓTESE ALGUMA)
Há anos escutamos que comer e nadar em seguida não se deve sob o risco de ter cãibras e se afogar. Na verdade é que qualquer exercício vigoroso depois de uma refeição pesada pode causar desconforto, mas normalmente não chega a ser perigoso, e não há nenhuma razão especial para não nadar após comer.


Créditos [1] [2]

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.