Cães precisam tomar café da manhã


Todo mundo sabe da importância de tomar um bom café da manhã, o mesmo se aplica no mundo canino.

Pesquisadores da Universidade de Kentucky realizaram um estudo onde testaram as habilidades de cães adestrados que ingeriram uma boa refeição pela manhã e outros que ficaram em jejum. Os cachorros que ingeriram alimentos foram 30% mais precisos no rastreamento que os que pularam a refeição matinal.

As descobertas, realizadas pelas pesquisadoras Holly Miller e Charlotte Bender, foram publicadas recentemente na revista científica Behavioral Processes.

Pesquisas anteriores demonstraram que crianças obtinham notas melhores nas provas depois de tomar um bom desjejum, o que fez Miller se perguntar se o café da manhã também melhoraria o rendimento dos cães. A resposta foi positiva.

No entanto, tais conclusões podem não se aplicar a lobos em estado selvagem. Isso acontece porque os cães domesticados geralmente se alimentam consumindo rações balanceadas, com alto teor de carboidratos, o que aumenta a dependência de glicose do cérebro. Por isso, seu desempenho é afetado quando os níveis dessa substância caem. Já a dieta dos lobos, baseada em carne de caça, fornece uma quantidade menor de carboidratos e alto teor de gordura. Desta forma, uma pequena refeição matinal pode não ter o mesmo efeito sobre o desempenho cognitivo dos lobos selvagens.

Créditos

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.