Com tela de 5 polegadas, Xperia Z chega para concorrer com iPhone 5 e Galaxy S III


Em um mercado polarizado entre o iPhone 5, da Apple, e o Galaxy S III, da Samsung, fica difícil para smartphones concorrentes conseguirem atrair a atenção dos consumidores. A Sony tem tentado fazer isso com seus últimos lançamentos, sem tanto sucesso. Mas a chegada do 'supersmartphone' Xperia Z, apresentado na CES 2013, em Las Vegas, pode aumentar as chances da fabricante japonesa.

Serão dois aparelhos: o Xperia Z, que traz uma carcaça de vidro temperado, e o Xperia ZL (no Brasil, ele chegará ao mercado com o nome de Xperia ZQ), que tem traseira emborrachada. No mais, os dois aparelhos que ficam na fronteira entre celular e tablet têm hardware similar, com processador quad-core Snapdragon S4, 2 GB de RAM, sistema Android Jelly Bean (4.1.2), tela de 5 polegadas e câmera de 13 megapixels.

Com design mais elegante, o Xperia Z impressiona pelo tamanho avantajado da tela, que segundo a fabricante ocupa 75% da área frontal do smartphone. Tem também uma moldura maior que seu companheiro de linha e é resistente a água e poeira.


Alta definição
O grande destaque dos aparelhos é a alta resolução da tela (Full HD 1080 x 1920 pixels), com tecnologia semelhante à das TVs da fabricante, chamada Mobile Bravia Engine 2. Segundo a Sony, o usuário vai ter a impressão que tem uma "HDTV na palma da mão". De fato, não é exagero: as imagens mostradas na tela têm alta nitidez e cores vibrantes.

O Xperia Z, inclusive, possui mais densidade de pixels na tela que o iPhone 5: são 441 ppi (pixels por polegada) no smartphone da Sony, contra 326 ppi do da Apple.

Para aproveitar a alta definição da tela, o Xperia Z vem com uma câmera de 13 megapixels com sensor Exmor RS (em fotos com áreas tanto muito claras ou escuras, ele equilibra a luz da imagem). Essa tecnologia, até então disponível apenas para fotos, agora também pode ser usada nos vídeos, tanto na câmera traseira como dianteira do smartphone. E se a bateria é um calcanhar de Aquiles comum nos supersmartphones, a solução da Sony foi criar o modo "Stamina", que segundo a empresa aumenta quatro vezes a economia de energia.

Tanto o Xperia Z como o ZL vêm equipados com tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a troca de informações entre dispositivos apenas aproximando-os um do outro. Assim, é possível passar conteúdo do celular para televisores, tablets ou outros smarpthones que também usem NFC.

Xperia ZL
Menor que o Xperia Z, o smartphone Xperia ZL, no entanto, mantém as 5 polegadas de tela, mas em uma moldura menor que seu companheiro de linha. Isso torna o design do aparelho um pouco mais delicado - à medida do possível, diante da tela quase de tablet.

Um recurso exclusivo do ZL é sua capacidade de funcionar como controle remoto para TVs da linha Bravia, da Sony. A câmera frontal também vem uma posição incomum, no canto inferior direito do aparelho. Outra diferença é o botão físico para disparar fotos, inexistente no Xperia Z.

Os dois modelos serão lançados ainda no primeiro trimestre de 2013. Quanto ao Xperia ZQ, ainda não há previsão de chegada ao Brasil, nem preço.


Créditos
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade