Data de validade de um produto depois de aberto


Uma cena comum nos supermercados é pegar um produto e olhar a sua data de validade. Mas depois de abertos, quanto em tempo eles podem ser consumidos sem problemas?

Muita gente não sabe, mais em todo produto alimentício existe uma uma "segunda data de validade", que indica o vencimento do alimento depois que a embalagem for aberta. A validade varia de acordo com cada produto; você pode conferir algumas a seguir:

Leite: 2 a 3 dias;
Conservas (como milho e ervilha): 4 dias;
Mostarda e ketchup: 14 dias a 2 meses;
Maionese: 30 dias.

O que faz o prazo de validade do produto cair e muito depois de aberto é o contato com o ar, porque há uma proliferação de bactérias muito mais rápida do que com o produto fechado. Depois de abertos, os produtos devem ser guardados na geladeira, sempre bem tampados.

No caso de latas abertas com abridor (que deve estar em um bom estado de conservação) como o extrato de tomate, o produto deve ser passado para uma vasilha de plástico oe vidro com tampa para que eles tenham menos contato com o oxigênio. E lembrando: este produto tem apenas 5 dias de validade após ser aberto.

Os chamados alimentos frios merecem mais cuidado ainda. A salsicha deve ser consumida em até 3 dias. Presuntos e mussarelas tem prazos diferentes quando são comprados em peça ou fatiado. A peça inteira tem um prazo de validade maior, geralmente 1, 2 meses como deve estar escrito na rotulagem. Quando se compra fatiado ou fatia em casa, essa data de validade diminui. Mussarela geralmente são 10 dias, presunto e apresentado 5 dias, não mais do que isso.

A margarina não deve ficar muito tempo destampada. O ideal é que seja usado no máximo em 2, 3 minutos e volte para a geladeira. A próxima pessoa que for fazer a refeição, pega a margarina, utiliza e volte para a geladeira novamente.

Atenção: comer alimentos vencidos pode fazer mau. Alguns sintomas são: febre, diarreia, dores abdominais; que podem levar a uma hospitalização e conforme a imunidade da pessoa até a morte.

Para que se tenha uma durabilidade maior a carne deve estar em baixas temperaturas. Ela pode durar até 6 meses no congelador. Passando-a para um refrigerador, são no máximo 3 dias. Fora da geladeira de forma alguma.

Para evitar o consumo de alimentos estragados ou o desperdício, vale a dica: embalagens maiores geralmente são propicias para pessoas que têm família grande ou que moram com um grande numero de pessoas em uma casa só. Embalagens menores são ideais para pessoas solteiras, ou um casal que vai consumir aquela quantidade em um curto espaço de tempo.


Fonte: Programa Bem Viver - TV Integração

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.