Morreu de vez: Nokia não vai mais produzir aparelhos com Symbian



Depois diminuir bastante sua participação no catálogo da Nokia, o Symbian foi oficialmente aposentado. O sistema operacional que vinha acompanhando os smartphones da marca há muitos anos foi dado com abandonado em comunicado oficial, sendo o Nokia 808 PureView o último aparelho com o SO móvel a ser fabricado.

Para justificar a descontinuação, a empresa disse que, durante a sua transição para a plataforma da Microsoft, continuou vendendo vários modelos Symbian e não obteve resultados satisfatórios. No último trimestre de 2012, foram 2,2 milhões de aparelhos da antiga plataforma vendidos. Já os smartphones Windows Phone da marca emplacaram 4,4 milhões no mesmo período.

Mesmo com o atestado de óbito do Symbian assinado para 2013, a Nokia deve continuar produzindo aparelhos embarcados com o S 40, uma espécie de variante mais simples do antigo SO.

O Symbian estreou no mercado de smartphones em 1998 e foi líder de mercado no segmento até a entrada do iOS e Android na briga. Atualmente, a plataforma da Google está instalada em 75% dos smartphones.


Créditos

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.