Os mitos e as verdades sobre o chocolate


Com a proximidade da Páscoa, o aumento de chocolate aumenta consideravelmente. Com tantos ovos disponíveis no mercado é quase impossível resistir. Entrando nesse clima, confira abaixo os mitos e verdades sobre o chocolate:

Chocolate causa espinha?
Não existem estudos que comprovem que o chocolate é fator desencadeante do acne. Na fase da adolescência, é comum o consumo de chocolate ser maior e, associado às alterações hormonais, contribui para o aparecimento de espinhas. Para prevenir o quadro, a orientação da nutricionista é manter uma alimentação saudável, pobre em gorduras e açúcar.

Chocolate engorda?
Por ser rico em açúcar e gordura, se consumido em grandes quantidades, o chocolate pode favorecer o ganho de peso. A versão ao leite, por apresentar em sua composição mais leite e açúcar do que cacau, tem menos efeitos benéficos, contribuindo para o aumento de peso. Já o chocolate meio-amargo tem uma concentração maior de cacau, diminuindo seu teor calórico. Uma dica é chupar o chocolate em vez de mastigar para aumentar o tempo de consumo e aliviar o desejo.

Chocolate diet é mais saudável?
A versão mais saudável é o amargo porque possui alta concentração de antioxidantes, especialmente flavonoides, que ajudam a diminuir os riscos de pressão alta, colesterol elevado e doenças cardíacas. É importante ressaltar que a versão diet, embora seja isenta de açúcar, é rica em gorduras e tem tantas calorias quanto o chocolate normal. O produto diet é apropriado para diabéticos. Para um baixo teor de calorias, prefira a versão light.

O chocolate é afrodisíaco?
O alimento era considerado pelos astecas, a bebida da fertilidade por possuir substâncias estimulantes que proporcionam bem-estar, força e vitalidade. Por liberar endorfina, substância que potencializa a sensação de bem-estar e energia, o chocolate pode ajudar a apimentar a relação.

Chocolate faz mal à saúde?
O chocolate só faz mal se consumido em grandes quantidades. O excesso está relacionado não apenas a obesidade, mas também ao surgimento de dores de cabeça, sensação de inchaço e erupções cutâneas. Por isso, a recomendação de consumo é de até 30 g por dia, ou seja uma barrinha pequena, dando preferência ao amargo ou meio-amargo, que trazem mais benefícios à saúde por possuírem substâncias antioxidantes.

Grávidas podem comer chocolate?
Sim, desde que com moderação. A recomendação é não ultrapassar 30 g por dia, porque o consumo exagerado aumenta a oferta de gorduras e açucares, propiciando o ganho de peso e náuseas. Um estudo finlandês apontou que mães que consumiram chocolate diariamente durante a gestação, deram à luz crianças mais felizes. No entanto, alguns especialistas contestam o resultado porque acreditam que a serotonina, substância ligada ao prazer, não ultrapassa a barreira placentária.

Chocolate branco engorda menos?
A versão branca é composta basicamente por manteiga de cacau, leite e açúcar. Essa combinação faz com que ela não seja considerada chocolate, já que não possui a massa do cacau e as mesmas substâncias benéficas do alimento. Além disso, a concentração calórica e de gorduras saturadas é maior que na versão ao leite e amarga. Neste caso, a quantidade consumida do chocolate branco deve ser ainda mais controlada.

Chocolate melhora o humor?
O chocolate tem propriedades que acionam as áreas do cérebro ligadas ao prazer, melhorando sintomas como cansaço, irritação e tristeza. Isso porque estimula a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Porém, lembre-se de que seu consumo deve estar associado a uma dieta saudável, para evitar ganho de peso indesejado.

Mulheres gostam mais de chocolate do que homens?
De forma geral, a compulsão por alimentos doces acometem principalmente as mulheres, já que a vontade incontrolável de comer um doce costuma estar associada a desequilíbrios mais comuns no sexo feminino, como desordens hormonais e alimentares, TPM e dietas restritivas


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