Ler em ambiente pouco iluminado é prejudicial aos olhos?


Se você acha que o hábito de ler no escurou ou locais com baixa iluminação é prejudicial aos olhos, é melhor mudar seus conceitos. Pelo menos é isso que sugere o estudo realizado pela Associação Médica Britânica que chegou a conclusão que o único problema causado por este hábito é a fadiga ocular (cansaço ocorrido ao forçar os olhos para ver melhor, porém seus olhos não ficam "machucados" devido a esse tipo de esforço).

Há séculos as pessoas liam à luz de velas, lamparinas, lampiões e não ficavam com danos oculares por conta disso. Na verdade, o oposto ocorreu, pois o problema da miopia – que alguns afirmam acentuar quando textos são lidos com luz baixa – está aumentando em diversos países, sendo que hoje dispomos de muito mais fontes luminosas.

Entretanto, há vários médicos que não concordam com o estudo e desaconselham qualquer tipo de leitura em ambientes com baixa iluminação. Não existe qualquer tipo de estudo científico que comprove esse tipo de afirmação; ler em ambientes excessivamente claros ou escuros demanda esforço para os olhos, um mais, outro menos. Eles só precisam se adaptar à quantidade de iluminação que existe no lugar.

Um fato relevante é que pessoas que leem muito ou passam o dia inteiro em frente a um computador devem descansar os olhos os olhos a cada 15 ou 30 minutos. Quando lemos, piscamos os olhos quatro vezes do que o normal porque demandamos um esforço ocular maior.


Créditos

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.