O que é sonambulismo?


Sonambulismo é um distúrbio do sono em que as funções motoras da pessoa despertam, mas sua consciência permanece inativa. Durante os surtos, que duram menos de uma hora, o sonâmbulo pode fazer coisas rotineiras, como andar pela casa, fazer xixi e assaltar a geladeira, sem se lembrar de nada no dia seguinte. E aquela imagem do sonâmbulo caminhando com braços estendidos e de olho fechados não passa de mito! Quem sofre de sonambulismo costuma andar normalmente, de olhos abertos e com expressão vaga e distante. Segundo a Fundação Nacional do Sono, dos EUA, o distúrbio atinge cerca de 20% das crianças de 3 a 10 anos, mas, geralmente não precisa de tratamento, pois desaparece com o crescimento. Entre os adultos norte-americanos, a incidência é de apenas 2,5%.

SONÂMBULOS CONVERSAM? 
Sim. Enquanto dormem, alguns são capazes de falar e executar tarefas mais complexas, como cozinhar, tomar banho, passear com o cachorro e fazer exercícios físicos. Já houve casos até de pessoas que ligaram o computador e mandaram e-mails convidando colegas para um jantar.

ALGUÉM JÁ MORREU DURANTE UM SURTO DE SONAMBULISMO? 
Em janeiro de 2009, o eletricista norte-americano
Timothy Brueggeman, 51 anos, saiu de casa à noite trajando apenas uma cueca e uma camiseta. O frio
 era de rachar: -26 °C. No dia seguinte, seu corpo 
foi encontrado congelado a 170 m de casa.

HÁ SONÂMBULOS QUE DIRIGEM? 
Em 1987, o canadense Kenneth Parks, 
23 anos, dirigiu 23 km até a casa dos sogros durante um episódio de sonambulismo. Chegando lá, esfaqueou a sogra e estrangulou o sogro. E foi absolvido porque cometeu os crimes em estado de inconsciência.

SONÂMBULOS QUE COMETEM CRIMES VÃO PRESOS? 
Não. Segundo o advogado criminalista Paulo Iasz de Morais, de São Paulo, “como o sonâmbulo está em estado de inconsciência, ele, em tese, não pode ser punido”.
 É preciso, porém, fazer uma ressalva: o suposto sonâmbulo tem que passar por exames minuciosos em clínicas de distúrbios do sono para atestar sua condição

BICHOS SOFREM 
COM SONAMBULISMO?
 Um estudo do Hospital Veterinário da Universidade da Pensilvânia (EUA) mostra que gatos e cachorros sofrem um sonambulismo muito parecido com o que acomete humanos. Confira abaixo um vídeo que mostra um cachorro bem agitado enquanto dorme:


Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.