Planta congelada por séculos em geleira no Ártico volta à vida


Cientistas descobriram, no norte do Ártico Canadiano, algumas plantas que estavam congeladas há centenas de anos. Depois de analisarem o material e descongelarem as plantinhas, eles perceberam que elas voltaram à vida e estão crescendo normalmente.

As plantas em questão são briófitas, caracterizadas por sua estatura pequena. A responsável pela pesquisa, Catherine La Farge, declarou que os cientistas estavam andando às margens de uma grande geleira quando viram um bloco de gelo chegando à superfície, carregando, agregado a si, as plantinhas que agora são estudadas.

Como se não bastasse o fato de as plantas voltarem à vida, novas mudas estão crescendo, o que, segundo os pesquisadores, é possível porque o gelo preservou a estrutura completa. Os cientistas já sabiam que briófitas poderiam sobreviver ao frio extremo de algumas regiões, mas ainda não se tinha notícias a respeito de alguma planta escondida por séculos no gelo que tenha voltado a viver e a se reproduzir.

Os cientistas acreditam que essa capacidade de resistência das briófitas ajuda no controle do ecossistema polar. Eles afirmam que as condições de vida em ambientes glaciais poderão ser mais bem estudadas à medida que as geleiras estão descongelando.


Créditos

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.