A "Negligência Salutar" inglesa


Diferentemente das outras metrópoles, a Inglaterra não estabeleceu rígidos mecanismos de controle que transformassem suas zonas de exploração colonial em espaços economicamente e politicamente subordinados.

Na verdade, a ocupação do espaço colonial inglês aconteceu por meio da ação particular de britânicos que fugiam das perseguições religiosas que tomavam conta de sua terra natal. Ao mesmo tempo, a Inglaterra se mantinha ocupada por uma série de conflitos que influenciaram diretamente na ausência de ações que pudessem firmar um nítido pacto colonial com a população que ocupava as terras da Costa Leste da América do Norte.

O desfrute de todas essas liberdades marcou a instalação do que convencionamos chamar de “negligência salutar”. O termo designa não só a falta de controle dos ingleses, bem como assinala as vantagens políticas e econômicas que os colonos norte-americanos alcançaram na medida em que decidiam, de maneira autônoma, a condução de suas instituições.

Um comentário:

  1. O texto esta muito limitado, o império britânico foi muito maior, a América do norte foi só um detalhe, os Ingleses também colonizarão Serra Leoa, Nigéria, Jamaica Etc

    ResponderExcluir

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.