Conheça algumas curiosidades sobre a Coreia do Sul


O nome oficial da Coreia do Sul é República da Coreia, e a sua única fronteira terrestre é com a Coreia do Norte.

O territória da Coreia do Sul engloba cerca de 3 mil ilhas que rodeiam o país, em sua maioria pequenas e desabitadas.

Aproximadamente metade da população do país vive na capital Seul ou na sua região metropolitana, que é uma das maiores do mundo.

É uma das civilizações mais antigas do mundo, arqueólogos afirmam que a região foi ocupada no Paleolítico Inferior (há pelo menos 250 mil anos atras).

A história da Coreia é bem turbulenta, conta inúmeras guerras, invasões chinesas e japonesas o que garantiu um desenvolvimento do exército.

O país se encontra entre os mais avançados tecnologicamente, um dos maiores em comunicações e em produção de dispositivos eletrônicos como celulares.

O relevo predominante é o montanhoso, e a maior parte do solo não é cultivável.

O idioma oficial do país e o mais falado pelos sul-coreanos é o coreano, cuja classificação ainda é objeto de debate; alguns autores afirmam que ela pertence à família altaica, enquanto outros afirmam que é uma língua isolada. O inglês é usado como segunda língua pela maioria da população.

Diversas multinacionais são de origem coerana, como a Samsung, LG, Hyundai e Kia.

O sistema de educação da Coreia é tecnologicamente bem avançado; foi o primeiro país do mundo a equipar todas as escolas primárias e secundárias do país com Internet de banda larga.

O transporte no país é bem avançado, incluindo trens de alta velocidade, autoestradas, rotas de ônibus, balsas e rotas aeronáuticas que cruzam todo o território nacional.

A Coreia do Sul é um dos países com o maior número de usuários de internet.

Entre as artes plásticas mais desenvolvidas no país encontram-se a pintura, a caligrafia e a cerâmica.

A literatura coreana é dividida em clássica e moderna. A primeira abrange todas as obras escritas antes e durante o reinado da dinastia Joseon; maioria delas foram escritas usando o alfabeto chinês. Já a literatura moderna se refere as obras publicadas depois do século XX.

Assim como na literatura, existe a múcica clássica e a moderna. A música coreana moderna é conhecida como K-Pop, é caracterizada pelo uso de canções do gênero pop misturada com elementos da música folclórica da Coreia do Sul. Outros gêneros com grande audiência no país são o R&B, o hip hop e a música eletrônica.

Cinema, literatura, música e outras manifestações culturais foram censuradas entre as décadas 1970 e 1980 pelos regimes ditatoriais que governaram o país no período. 

A arte marcial do taekwondo é originária da Coreia.

A cozinha coreana se baseia em grande parte em arroz, talharins, tofus, verduras, peixes e carnes.

Cientistas coreanos foram os responsáveis pelo primeiro cão clonado do mundo.

A bandeira sul-coreana é composta por um forte simbolismo. O círculo central representa o yin e o yang (um símbolo taoístas que expõe a dualidade de tudo que existe no universo) e o trigramas dos cantos simbolizam o céu, a terra, o fogo e a água.

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.