Saiba como é o Halloween no Japão

O Halloween (Dia das Bruxas ou se preferir em japonês "ハロウィン") só passou a ser difundido no Japão nos últimos anos, e trata-se mais de uma data comercial do que uma data comemorativa, que vem ficando popular ano após ano. A data foi criada para alavancar as vendas no mercado japonês, que nessa época conta com suas lojas cheia de aboboras e outras mercadorias relacionadas ao Halloween. Acredita-se que a data jo Japão foi originado de eventos no Tokyo Disneyland, como a "Parada Halloween".

Um fator que pode ter contribuído para inserção essa data lá são os famosos cosplays. Já que os japoneses adoram se fantasiar, porque não se vestir inspirando-se nos personagens do Halloween? Em algumas cidades do Japão são realizadas festas a fantasia com esse tema, que acaba reunindo uma grande quantidade de crianças.

Mas talvez uma das representações mais forte do Halloween no Japão seja um evento que acontece na cidade de Kawasaki (pertencente a província de Kanagawa). O "Halloween Parade" acontece sempre no último domingo que antecede o dia 31 de outubro e leva inúmeras pessoas fantasiadas de bruxas, vampiros, zumbis as ruas, veja algumas fotos:

(Foto reprodução: asiasociety.org)

(Foto reprodução:dalje.com)

Quem vê pela primeira vez, pode até pensar que o Halloween é uma data importante no Japão devido as decorações de lojas e shoppings fora a enorme quantidade de produtos disponíveis (como decorações, doces, chocolates, bolos, fantasias entre outros. Mesmo com tanta variedade, a data possui poucos eventos associados a ela, exceto alguns que acontecem na área urbana como mencionado e exemplificado acima.

As crianças japonesas não vão de porta em porta perguntando "doces ou travessuras". Na maior parte do país a data serve apenas como estímulo para o consumo de produtos temáticos.

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.