O que é um Mangá?


Fazem o maior sucesso ao redor do mundo, encantando pessoas de diversas idades, os mangás são histórias em quadrinhos de origem japonesa. A maior diferença com as histórias em quadrinhos ocidentais é a sua representação gráfica. Outra diferença marcante é a forma de leitura: o mangá começa do que para nós é o final de um livro, ou seja, a última página de um volume é onde começa a história; sem contar que a forma de leitura dos quadrinhos também e diferente, sendo da direita para a esquerda, veja na imagem:


Uma outra característica dos mangás, é que cada volume possui uma média de 200 páginas, permitindo ao autor criar histórias mais longas. Além disso, em geral eles são publicados em papel jornal, nas cores preto e branco, tornando o produto mais barato e acessível a qualquer tipo de pessoa.

História
As raízes do mangá está no século VIII com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Durante o Período Edo (1603-1868) os rolos foram substituídos pelos livros, e os desenhos eram inicialmente destinadas à ilustração de romances e poesias.

O termo mangá (man involuntário,  imagem) surge só em 1814, porém as histórias não tinham as formas como conhecemos hoje. Somente no século XX, por influência das histórias em quadrinhos estadunidenses e europeias que os mangás começaram a ganhar as formas hoje conhecidas.

A produção de mangás foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e retomada somente em 1945. Em 1947, Tezuka criou publicou o primeiro mangá moderno, escrito por Sakai Shichima, Shin Takarajima, "A Nova Ilha do Tesouro" teve um grande sucesso, chegando a vender 400 mil exemplares

Depois disso, os mangás foram ficando cada vez mais populares, ganhando um numero enorme de leitores, chegando a ser traduzidos em diversas línguas ao redor do mundo.

Mangás no Brasil
O primeiro mangá lançado aqui foi "Lobo Solitário", em 1988, pela Cedibra, porém teve seu modo de litura adaptado para o que já estávamos acostumados. Somente em 2000, quando a Conrad lançou "Dragon Ball", em 2000, os mangás passaram a sair no seu formato original, e serem lidos "de trás pra frente".

O grande sucesso dos mangás aqui no Brasil aconteceu em 1994, com o sucesso do anime "Os Cavaleiros do Zodíaco".
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade