Análise do filme O Chamado


Este sem dúvidas é um dos filmes mais clássicos de suspense e terror do século XXI, sendo uma regravação do japonês Ringu (1998), que por sua vez é uma adaptação de um romance do autor Koji Suzuki.

O filme conta a história da jornalista Rachel Keller (Naomi Watts), que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha Katie Embry (Amber Tamblyn). Segundo os médicos, a jovem foi vítima de uma parada cardíaca, mas a jornalista logo descobre que sua morte tem uma relação com uma série de pessoas que teriam assistido um vídeo amaldiçoado em uma fita VHS.

A primeira vista a fita apresenta imagens desconexas e sem sentido da vilã da produção: Samara (Daveigh Chase). O pior acontece quando a gravação termina e um telefone imediatamente toca. Ao atendê-lo uma voz diz "sete dias", indicando que a morte da pessoa ocorrerá em 7 dias.

Rachel Keller vê ai uma boa pauta para uma matéria jornalística e resolve ir atrás da fita. A repórter, de forma destemida, assiste o conteúdo do VHS e logo na sequência o inevitável acontece: o seu telefone toca. A jornalista logicamente fica muito preocupada e começa a buscar informações para desvendar a história da misteriosa criança que aparece nas filmagens.

Para piorar ainda mais a situação de Rachel, o seu filho Aidan Keller (David Dorfman) começa a ter constantes insônias, e, em uma dessas noites, acaba também assistindo a fita. Rachel começa uma corrida contra o tempo para tentar salvar a sua vida e a do seu filho. A repórter terá a missão de descobrir qual é a origem da fita, por que as pessoas morrem 7 dias depois de assisti-la, além de tentar descobrir uma forma de reverter todo o processo que foi iniciado. É nesse ponto que o filme brilha.

A produção não utiliza cenas com violência explicita para tentar impressionar o seu espectador, o foco aqui é no suspense, que convenhamos, é o que realmente nos assusta. Para isto, o filme cria toda uma atmosfera, com efeitos de edição, iluminação e trilha sonora.

O Chamado (originalmente intitulado The Ring) foi lançado em 2002 e conta com a direção de Gore Verbinski, roteiro de Ehren Kruger e trilha sonora de Hans Zimmer. No elenco estão nomes como Naomi Watts, Martin Henderseon, Daveigh, Rachel Bella, Lindsay Frost, Jane Alexander e Brian Cox. O filme tem uma duração de 105 minutos.


Considerações finais
Não é de se estranhar que Samara tenha se tornado uma personagem de referência no gênero de terror e suspense. Com uma história atraente e bem construída, a produção cumpre o que promete, prendendo a atenção de quem o assiste, além de claro provocar alguns bons sustos. Com uma boa atuação dos atores, se você está procurando algo do gênero para se "divertir", O Chamado é uma boa pedida!

Nota
★★★★☆ - 4

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.