Análise do jogo Forza Horizon


Forza Horizon marca um novo marco para a franquia Forza. Ao contrário das corridas de circuito presentes na série Motorsport, em Forza Horizon somos levados para um mundo aberto, onde temos a liberdade para explorar as estradas do estado do Colorado, nos Estados Unidos, sem nenhum compromisso, ou completar as corridas e avançar na história, na ordem que você bem entender.

Horizon se distancia também da série Motorsport quando o assunto é jogabilidade: aqui há uma pegada mais arcade, o que deixa o game mais próximo dos  trabalhos anteriores dos membros da PlayGround Games, como é o caso de Need for Speed, Grid e Project Gotham Racing.

No game, você assumirá a pele de um piloto novato que tenta uma vaga para disputar o festival Horizon 2012. Para isto você disputará primeiro as corridas classificatórias no seu Volkswagen Corrado, ao conseguir o passe, você irá aos poucos disputando as competições do festival, que são separadas por cores. Completando as corridas da pulseira amarela, você ganha a pulseira verde e assim vai até o final do game. Seu objetivo é derrotar todos os adversários e ganhar o festival.

Falando nos adversários, sempre que você consegue todos os requisitos para uma nova pegar uma nova pulseira, algum corredor (bem arrogante, que desfazerá de você) o desafiará para uma corrida. Se você vencer, você leva o carro dele. São corridas bem divertidas; é bom ver a decepção deles ao final do desafio.

Além das corridas tradicionais, nós também temos alguns eventos de exibição, onde disputamos corridas bem diferentes, contra helicópteros, balões, aviões, dentre outros. A jogabilidade do game é muito boa, cumprindo muito bem o que se espera de um jogo de corrida arcade. O mapa é gigante e há muita coisa para se explorar. O visual do game é muito bonito, fazendo proveito máximo daquilo que o Xbox 360 é capaz de entregar.

De vez em quando os narradores das rádios falam sobre a existência de carros antigos e raros abandonados em celeiros. Uma marca na região será feita no mapa, cabe a você explorar a redondeza para encontrar a máquina. Assim que obtiver êxito, o carro será levado para a oficina, onde será restaurado e posteriormente estará disponível para ser usado em corridas. Outro desafio a ser cumprido é destruir as placas de desconto espalhadas pelo mapa, que lhe darão desconto no preço das peças para melhorar o desempenho dos seus carros. Pelo mapa também estão espalhados diversos radares, que medem a sua velocidade e a compara com a dos seus amigos da Xbox Live.

Falando em rádios, as estações de Forza Horizon são sensacionais! Há muita música​ boa, os narradores são carismáticos e o melhor é que tudo está dublado em Português. Entre as faixas, os narradores divulgam notícias do festival, realizam entrevista com alguns corredores (aqueles que futuramente apostarão o seu carro com você) e também comentam sobre o seu progresso no festival.

O modo multiplayer é bem divertido e permite aos jogadores escolherem diversos modos de jogo, indo de simples corridas até jogos mais descontraídos, como é o caso dos modos infectado, rei e gato e rato. Como já foi dito anteriormente, o game tem uma pegada arcade, mas o jogador pode mexer nas suas configurações para aumentar a dificuldade (mesmo assim você não terá a mesma pegada de um game da série Motorsport).


Considerações finais
Forza Horizon é um game que nós jogadores estávamos precisando. Nos últimos tempos vimos inúmeros jogos de corrida arcade que não tinham aquela essência capaz de prender jogador, uma prova disso são os últimos títulos da série Need for Speed, que já não conseguem mais passar aquela sensação boa de jogar um game de corrida. Forza Horizon chega para dar um gás extra nesse seguimento, entregando uma boa jogabilidade, história dentro daquilo que se pode exigir do gênero, uma grande diversidade de corridas, o que acaba não tornando o game repetitivo

É legal ver que o game incentiva o progresso do jogador e o recompensa por isto. Este é um jogo obrigatório para todos os donos de Xbox 360, principalmente para os amantes de jogos de corrida. Se esta não é a sua praia, mesmo assim vale a pena dar uma chance para Forza Horizon, que é um dos melhores jogos de corrida do século XXI.

Nota
★★★★★ - 5

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.