Veja quais são os alimentos que ajudam a combater anemia ferropriva


O ferro desempenha uma função importantíssima no nosso organismo, pois ele atua principalmente na formação de glóbulos vermelhos no sangue, além de participar do transporte de oxigênio para todas as células do nosso corpo. O ferro também aumenta a resistência às infecções e melhora a capacidade de aprendizagem das crianças.

O que a falta de ferro pode causar?

A principal causa da falta de ferro no organismo vem do baixo consumo de alimentos ricos nesse nutriente. Veja abaixo os principais alimentos ricos em ferro:
Vegetais: folhosos verde-escuro (com exceção do espinafre), agrião, couve, cheiro verde e taioba.
Legumes: feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, fava, grãos integrais ou enriquecidos.
Carnes vermelhas: fígado de qualquer animal e outras vísceras como coração e rim.
Carnes brancas: aves, peixes, mariscos crus.
Outros alimentos: rapadura, melado de cana-de-açúcar, açúcar mascavo, castanhas e nozes.


Ferro + Vitamina C
Um forma de aumentar a absorção de ferro pelo organismo é combinar esses alimentos ricos em ferro com fontes de vitamina C, como por exemplo as frutas cítricas. Quer um exemplo de como combinar esses dois nutrientes?

Em um almoço, pode-se usar o limão para temperar uma salada, o abacaxi e a laranja como sobremesa. Fatias de tomate cru podem incrementar o prato, que obviamente deve conter alimentos ricos em ferro como o feijão, a couve e a carne vermelha.

Nessa junção de ferro com vitamina C, deve-se tomar cuidado apenas com uma coisa: não se deve consumir alimentos ricos em cálcio. O cálcio compete com o ferro na absorção pelo organismo, a intenção aqui é facilitar a absorção de ferro.

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