Grupia: nova plataforma de comunidades pretende substituir o Orkut


O anúncio do fim do Orkut deixou seus usuários e os donos de comunidades eufóricos. Por mais que você não acredite, a rede social ainda possui muitos membros ativos em comunidades, e todos levantam a mesma questão: "para onde iremos"? Isso pode parecer idiota para você, mas por incrível que pareça, nenhum outro serviço possui um fórum tão organizado e funcional como as clássicas comunidades do Orkut.

Logo nos primeiros dias pós anúncio do fim do Orkut, a rede social russa VKontakte ou simplesmente VK viu uma enxurrada de novos membros brasileiro no seu serviço. Para se ter ideia, uma comunidade na plataforma intitulada "Sobreviventes do Orkut" possui atualmente mais de 7.700 membros. A rede social russa parecia ser a melhor opção, mas ainda assim, suas comunidades não são tão bem organizadas em comparação com as do Orkut.
Uma nova plataforma de comunidades 100% brasileira vem chamando a atenção de muitos usuários. Trata-se do Grupia, que já estava sendo projetado a mais de seis meses; o anúncio do fim da rede social mais querida dos brasileiros foi o estopim para que o Grupia ganhasse o gás que precisava, e o site logo entrou no ar. A ideia começou a ser difundida no próprio Orkut, e ao que tudo indica, parece ser a solução que todos esperavam.
As duas imagens acima foram liberadas pelos desenvolvedores do site, e deixa um gostinho de como a plataforma ficará. Atualmente o Grupia encontra-se em fase beta de testes. Para se ter acesso ao serviço, é preciso cadastrar seu e-mail do Google ou Facebook no site da plataforma (grupia.com), porque a princípio, você irá fazer login com eles. Posteriormente será possível criar um perfil na plataforma.

A nova rede de comunidades vem escutando o feedback dos futuros usuários para entregar a melhor experiência possível para os mesmo. O Grupia tem lançamento previsto para 30 de agosto, exatamente um mês para o fim definitivo do Orkut.


Primeiras impressões sobre a versão beta
Ao receber seu convite, você fará login na rede com sua conta do Google ou Facebook (como já mencionado anteriormente). Atualmente não é possível fazer muitas coisas, já que é apenas uma versão de testes; no momento a experiência limita-se à participação nos fóruns, sem poder criar novas comunidades.
Ao acessar a rede pela primeira vez, você já será automaticamente membro das duas comunidades disponíveis, uma de suporte, e a outra de testes. Na comunidade de suporte, é possível sugerir recursos e melhorias para o Grupia, e relatar os bugs encontrados. Já a comunidade de teste é mais liberal, os membros podem criar tópicos e debater sobre os mais diversos assuntos, e até mesmo já irem se organizando para o lançamento da plataforma.

Mesmo sendo uma plataforma de testes, o Grupia já apresenta um visual bonito e moderno, tendo agradado muito os usuários que já conseguiram o acesso à versão beta. A navegação e criação no fórum é bem simples e rápida. Alguns pequenos erros existem no sistema (o que é aceitável), mas até o lançamento eles devem ser corrigidos. Se tudo seguir como o esperado, o Grupia tem tudo para ser a melhor opção para os "desabrigados" do Orkut. Até o fechamento desta matéria, o Grupia já possuía 1.906 membros cadastrados.
E7

Perfil da redação do Portal E7.

7 Comentários

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

  1. o forum e os topicos ficaram perfeitos, o visual do site também esta bacana, os desenvolvedores do Grupia estão fazendo um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Já ouviram falar do YOBLE?
    Sem desmerecer o Grupia, mas pra mim o Yoble é a melhor opção.
    Venham conhecer: www.yoble.com.br

    ResponderExcluir
  3. venho convidar a todos a conhecer
    YOBLE é rede social similar ao ORKUT.
    versão beta no ar.
    www.yoble.com.br

    ResponderExcluir
  4. O Grupia é legalzinho, porém o Yoble é mais prático, venho pra substituir o Orkut.

    ResponderExcluir
  5. Tive a oportunidade de testar as duas plataformas, o Yoble nada mais é do que uma cópia reciclada do Orkut, enquanto o Grupia apresenta um novo visual (não se prendendo ao Orkut), um fórum com um visual mais moderno e bonito.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o grupia até agora

    https://grupia.com/sobreviventes-do-orkut.605

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade