Os tipos de placa-mãe do Xbox 360


O Xbox 360 ao longo de sua trajetória enfrentou muitos problemas, sendo o principal deles o superaquecimento, deixando bem popular as 3RL (3 luzes da morte). A Microsoft teve que agir para corrigir os problemas do seu console, o que resultou no lançamento de várias placas-mãe.

Vejamos quais placas-mãe foram lançadas no decorrer da trajetória do videogame, e as principais características de cada uma:

Xenon
A Xenon é a placa-mãe presente nas primeiras versões do Xbox 360 lançado ente os anos de 2005 a 2007. É alimentada por uma fonte de 203 W, possui tecnologia 90 nm na CPU (processador) e na GPU (placa de vídeo); não há presença de porta HDMI. Esta é a placa que apresentou mais problemas de superaquecimento, o que fazia com que a GPU descolasse da placa.

Zephyr
Lançada em abril de 2007 junto com a versão Elite (posteriormente as outras versões também a receberam) é muito semelhante a Xenon, sendo também é alimentada por uma fonte de 203 W e possui tecnologia 90 nm na CPU e na GPU. Foi implementada a porta HDMI (sendo feita a substituição do chip ANA pelo HANA) e um novo sistema de resfriamento na GPU.

Falcon
Lançada em setembro de 2007, apresentou um mudança no design da placa-mãe do Xbox 360. Possui tecnologia 65 nm na CPU, e 90 nm na GPU. O cooler da CPU foi aumentado e ficou mais potente, mantendo-se o sistema de resfriamento da GPU do modelo Zephyr. A fonte foi alterada para 175 W.

Devido aos bons resultados desta placa, uma segunda versão da Falcon foi feita para melhorá-la ainda mais. Na segunda versão não há memórias na parte inferior da placa, as memórias da parte superior ganharam o dobro de capacidade.

Opus
Lançada em julho de 2008, foi fabricada exclusivamente para a troca das placas Xenon dos Xbox's enviados aos centros de reparação da Microsoft. É muito similar a placa-mãe Falcon (GPU 90 nm, CPU 65 nm), porém não possui porta HDMI.

Jasper
Lançada em setembro de 2008, a Jasper possui uma CPU e GPU de 65 nanômetros. Devido a redução no consumo de energia, a fonte foi alterada para 150 W. Possui os mesmos dissipadores de calor da Falcon. e há presença da porta HDMI. As memórias que foram movidas para a parte superior na segunda versão da Falcon, retornam agora para a parte inferior. Está é a placa-mãe mais eficiente nas verões Arcade e Elite.

Trinity (Valhalla)
Lançada em junho de 2010 junto com a versão Slim (não é utilizada em outras versões do console), a Valhalla possui a CPU e a GPU combinadas em um único chip de 45 nm facilitando ainda mais a dissipação de calor. A fonte de energia foi reduzida para 135 W, e há presença da porta HDMI.

Corona
Lançada em agosto de 2011, esta placa marca a retirada do chip HANA, a função foi integrada ao southbridge para tentar impedir a realização do desbloqueio RGH. A CPU e  GPU estão combinadas em um chip de 45 nm., e há presença de porta HDMI. A fonte de energia foi reduzida para 120 W. Está presente somente nos modelos slim.

Winchester
Lançada em setembro de 2014 juntamente com pacotes de Xbox 360 Slim remodelado (chamado de Xbox 360 Slim E) com HD de 500 GB. É uma revisão da placa Corona, para tentar impedir novamente o desbloqueio RGH. Fonte, CPU e GPU permanecem as mesmas. Está presente somente nas versões slim remodeladas.

Identificando qual é a placa-mãe do seu Xbox 360
A forma mais fácil de descobrir qual é a placa-mãe do seu Xbox 360, sem ser necessário abri-lo, é olhando a amperagem na parte traseira do console.


16.5A - Xenon
16.5A - Zephyr (diferença está na presença da porta HDMI no Zephyr)
14.2A - Falcon
14.2A - Opus (diferença está na ausência da porta HDMI no Opus)
12.1A - Jasper
10,83A - Trinity (Valhalla)
9,6A - Corona
9,6A - Winchester (diferença está no novo desing do Xbox 360 Slim E e a data de fabricação posterior a setembro de 2014, principalmente nas versões de 500 GB)

Qualquer console fabricado em 2015 e 2016 vem com a placa Winchester.

Veja como saber qual a data de fabricação do seu console: na parte traseira do console, há uma etiqueta, localize "MFR Date". Os números que aparecem antes de "MFR Date" são o ano, o mês e o dia, respectivamente.


Neste caso a data de fabricação é o dia 20 de março de 2015, ou seja, dentro dele há uma placa Winchester.
Atualizado em 20/04/2016.

23 comentários:

  1. Qual é a amperagem da placa Winchester? Grato!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo ... gostaria de tirar uma duvida meu Xbox e o slim com o novo desing com 4GB de memoria ... ele foi fabricado 18 02 2014 ... qual seria a placa dele ??? Amperagem dele e 9,6A ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, provavelmente será Winchester.

      Excluir
    2. mas o dele n foi fabricado antes de setembrode 2014???

      Excluir
  3. gostaria de saber se xbox da data de 28/06/2012 slim aceita o lt3

    ResponderExcluir
  4. MEU XBOX360 E NOVO 2015 POSSO TROCAR A PLACA DELE POR UMA OUTRA MAIS VELHA PARA PODER RODAR OS JOGOS NO HD EXTERNO? ISSO Ñ VAI DANIFICAR OUTRA PEÇA NELE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, recomendo que você procure alguém especializado na área para ter maiores informações.

      Excluir
  5. grato pela ajuda... vc sabe de algum site q faz dowlords de jogos de exbox 360 gratis para hd externo aqui e muito caro o callf duty (modo zumbi) um dos mais jogados aqui 25,00 se puder me deixe neste email cacajr10@hotmail.com isso sera de muita ajuda,obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não posso te ajudar. Obrigado pelo acesso.

      Excluir
  6. boa noite vc sabe me dizer se com o desbloqueio rgh jtg da para rodar jogos originais sem ser com hd interno.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não há nenhum problema quanto a isto, basta inserir o disco original.

      Excluir
  7. Ué, acabei de checar qual placa meu 360 utiliza e sua amperagem, a algo já não bateu, ele foi fabricado em 2012, mas utiliza uma placa Winchester, que, pelo oque vocês dizem, foi lançada em setembro de 2014; alguém pode me explicar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver prestado a atenção, verá que tanto a placa Corona como a Winchester utilizam 9,6A. A placa Corona foi lançada em 2011 e provavelmente é ela que está presente no seu Xbox.

      Excluir
  8. Meu Xbox é super slim de 15/01/14 ele pega rgh?

    ResponderExcluir
  9. eu comprei um marca atras que foi fabricado em 2011 03 12 porem com 12V e 16,5A estranho nao sei qual placa e?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho... Acesse Configurações > Configurações do console > Informações do console e aperte A. Veja se o número de série bate com o que está no adesivo do seu console.

      Excluir
  10. o meu foi fabricado em setembro de 2014, aceita desbloqueio ?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite minha placa mãe Xbox 360 tem a seguinte numeração (X820 379-001)o q significa isso amigo aguardando resposta

    ResponderExcluir
  12. O Xbox com a data de 26 03 2015 já tem o desbloqueio

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, tenho um Xbox S com alimentação (vista na parte traseira) de 9,6A e fabricado em novembro de 2011, porem olhando lateralmente da pra ver um chip no lugar q seria o HANA. Sera que ele é Trinity? Mesmo sendo fabricado depois de agosto e tendo 9,6A de alimentação?

    ResponderExcluir

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.