Análise da série Breaking Bad (2ª temporada)


A segunda temporada de Breaking Bad já começa quente: Walter e Jesse agora trabalham para Tuco Salamanca, porém o chefão do tráfico é surpreendido por uma ação da polícia, que invadiu seu prédio e prendeu todos os seus funcionários. Sem saída, Tuco sequestra Walter e Jesse levando-os para a casa de seu tio Héctor Salamanca. Lá é feita a proposta para que os dois mudem-se para o México, para que possam continuar a trabalhar juntos. Walt se vê em uma posição complicada, e então trama junto com Jesse um plano para envenenar Tuco, porém tudo sai errado após Héctor (aparentemente muito doente) conseguir alertar o sobrinho por meio de uma campainha acoplada na sua cadeira. Tuco então decide matar Jesse, mas acaba tomando um tiro de raspão. Walter e Jesse fogem do local, e por pouco não cruzam com Hank, que estava atrás do cunhado após seu desaparecimento. Quando retorna para casa, Walter diz que teve uma crise de amnésia, desculpa que não convenceu muito Skyler, deixando-a desconfiada.

Walter e Jesse decidem continuar a fabricar metanfetamina, uma vez que o professor de química não tinha o dinheiro que desejava para deixar para sua família após sua morte. O negócio se expande quando Jesse chama alguns amigos para serem distribuidores do produto. Um dos distribuidores é assaltado por um usuário de crack, e então Jesse vai atrás dele para resolver o problema. O homem é assassinado por sua esposa (também usuária), mas todos tomam conhecimento que foi Jesse que o assassinou, aumentando o prestígio do jovem. Um outro distribuidor é pego pela polícia de Albuquerque, obrigando Walter a procurar o advogado desonesto Saul Goodman. Pouco tempo depois, Saul começa a ganhar uma porcentagem de dinheiro para ser o assessor legal de Jesse e Walter no mercado negro.

Hank é promovido para trabalhar no Texas, mas após uma experiência desagradável, logo retorna para Albuquerque. Pela primeira vez o nome Heisenberg aparece na Narcóticos e os policias não tem certeza sobre a real existência desta pessoa. Skyler consegue um emprego, voltando a trabalhar para Ted (seu antigo chefe), criando com ele uma relação mais próxima devido a ausência e ao comportamento estranho de Walt. Jesse muda de casa, e começa um relacionamento com Jane, sua vizinha e filha do proprietário do imóvel. Jane está fazendo tratamento para parar de usar drogas.

Walter quer por fim na operação assim que a última produção de cristais for vendida. Quando um dos distribuidores é morto por um grupo inimigo, o negócio começa a desandar, e para piorar, Jesse começa utilizar heroína junto com Jane. Walt e seu parceiro decidem então procura Saul, que marca uma reunião com Gus Fring, um distribuidor discreto, dono de uma grande rede de fast-food, o "Los Pollos Hermanos". Gus resolve comprar toda a produção por US$ 1,2 milhão, mas Walter só tem 1 hora para entrega-la. Walt não consegue contato com Jesse (que estava drogado), e então decide invadir sua casa para recolher o produto. Wlater deixa de ir ver o nascimento da filha para fazer a entrega dos cristais para Gus.


Considerações finais
Se a primeira temporada apresenta um desenrolar lento de história, a continuação de Breaking Bad pega fogo! Apresentando uma história muito envolvente, é possível sentir todos os momentos de tensão vividos pelos personagens Walter e Jesse no submundo do tráfico de drogas - mérito da produção e da interpretação dos atores.

A série trabalha muito bem o lado humano, mostrando os problemas da família de Walter: Skyler vê uma grande mudança de comportamento de seu marido, que agora quase não para em casa; Walter Jr. preocupa com a doença de Walter e fica sem entender o rumo que a relação de seus pais etá tomando... O que pode parecer ser enrolação é essencial no enredo de Breaking Bad, principalmente para que possamos perceber as diferenças entre Walter e Heisenberg. A segunda temporada é marcada também pelo aparecimento de grandes figuras, como Tuco, Saul e Gus.

Nota
★★★★★ - 5 - Excelente


Veja mais sobre Breaking Bad:
 Breaking Bad e a teoria das cores
└ 10 curiosidades sobre a série Breaking Bad
└ Análise da série Breaking Bad (1ª temporada)
└ Análise do filme El Camino: A Breaking Bad Movie

➜ Você pode ler análises de outras séries clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade