O mistério do vestido azul e preto (ou seria branco e dourado?)


Uma discussão tomou conta do mundo na noite de ontem (26). O vestido abaixo é azul e preto, ou branco e dourado? Isso gerou uma das maiores contrariedades já vistas na internet: como as pessoas podem ver cores tão distintas em uma mesma imagem?


O começo de tudo
Tudo começou quando dois amigos da cantora escocesa Caitlin McNeill iam se casar. A mãe da noiva tirou uma foto do vestido para enviar a sua filha. Quando a amiga de Caitlin mostrou a foto para o seu noivo, eles discordaram da cor. Caitlin então postou a imagem no Tumblr, pedindo uma ajuda para os internautas: "pessoal, me ajudem – esse vestido é branco e dourado ou azul e preto? Meus amigos e eu não conseguimos concordar e estamos enlouquecendo aqui".

Rapidamente a imagem se espalhou por todo o mundo, intrigando milhões de pessoas. O site Buzzfeed fez uma enquete, que já possui mais de dois milhões de votos, onde 72% das pessoas acreditam que o vestido e branco e dourado, enquanto apenas 28% acham que ele é azul e preto.


A ciência explica
Toda essa confusão aconteceu por questões fisiológicas. Segundo a Wired, isso se deve à maneira como nosso cérebro interpreta a luz que chega pela nossa retina para transformá-la em imagem.

Um neurocientista entrevistado pela revista, disse que o seres humanos evoluíram para enxergar à luz do dia, acontece que essa luz muda de cor. O nosso cérebro então faz uma tentativa para compensar a variação cromática, sendo ela [a tentativa] responsável por fazer com que as pessoas vejam o vestido de duas cores diferentes. "As pessoas ou tentam descontar o lado azul, o que no caso faz elas perceberem o vestido como branco e dourado, ou descontar o lado dourado, o que no caso faz você chegar ao azul e preto"

Isso não depende somente de aspectos ambientais, como também a constituição particular de cada olho humano. Segundo a Time, quanto mais velha é a pessoa, maior a propensão para ver branco e dourado.


Afinal, qual é a cor do vestido?
A cor real do vestido é azul e preto. Para chegar a esta conclusão, a BBC usou um software de edição de imagens para analisar os tons do vestido. "Ao aumentar a saturação - tornando as cores existentes mais fortes, mas sem acrescentar novas cores - o vestido aparece azul para todos", afirmou a editora de fotografia do Serviço Mundial da BBC, Emma Lynch.

Caso você ainda tenha algum tipo de duvida, um internauta pediu para que Caitlin McNeill postasse uma outra foto do vestido, a jovem atendeu o pedido e postou a imagem abaixo também no seu Tumblr. Agora resta algum tipo de dúvida?
"Este é o vestido que eu vi no dia do casamento. Azul e preto. É apenas uma foto, mas é tão estranho!", disse Caitlin.

Veja como um ajuste de luminosidade na imagem mostra claramente a real cor do vestido:
Este fenômeno existe há milhares de anos, mas a foto do vestido possui algo especial, o que acabou ocasionando as diferenças na forma como vemos a cor mais clara.

Se ainda assim você não se conforma, a a loja britânica Roman, que comercializa o vestido, não possui nenhum modelo branco e dourado. Além do preto e azul, as outras versões são as que você vê na imagem abaixo:

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.