Noruega será o primeiro país a desligar a transmissão de rádio FM


Muitas pessoas ainda possuem o hábito de ouvir rádio diariamente, porém a frequência FM pode estar com os dias contados em alguns países. O Ministério da Cultura da Noruega anunciou que o desligamento nacional da transmissão FM terá início em 2017.

Isto não significa o fim da transmissão de rádio no país. O governo anunciou com antecedência justamente para que as estações e a população se preparem para o protocolo DAB (Digital Audio Broadcasts), em um vocabulário mais simples, se preparem para a rádio digital. O novo sistema de transmissão traz mais qualidade no áudio e ainda oferece uma gama maior de conteúdos para os ouvintes.

O fenômeno é semelhante ao que o Brasil vem passando com a implantação da TV digital, e o desligamento da TV analógica. Na Noruega, cerca de 56% dos ouvintes de rádio já possuem equipamentos com suporte para a nova tecnologia, e aproximadamente 80% do conteúdo já são transmitidos via DAB.

Além de uma qualidade melhor de sinal, a rádio FM no país possui espaço para apenas 5 estações nacionais, enquanto o DAB já oferece 22 estações nacionais e tem espaço para mais vinte, totalizando 42 canais. A ministra da cultura, Thorhild Widvey, aida ressalta que a transmissão FM é oito vezes mais cara que a transmissão via DAB, o que fará com que as estações economizem o equivalente a R$ 70 milhões por ano.

A tendência é que outros países europeus e do sul da Ásia sigam a Noruega, porém esta tecnologia etá longe de chegar aqui. A falta de popularidade do sistema DAB impede que ele seja levado para países muito grandes, como é o caso do Brasil e dos Estados Unidos. Para se ter ideia, nos EUA mais de 90% da população possui apenas aparelhos com acesso a frequência AM/FM.
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade