16 marcas que começaram como produtos militares ou de guerra


O começo de todas as marcas baixo teve o setor militar ou as guerras como ponto crucial para o seu crescimento. Após muitos anos, elas hoje são bastante conhecidas, e muitas delas podem fazer parte do seu cotidiano.

Listamos abaixo o passado de 16 marcas, indo bem nas suas raízes, logo nos seus primeiros anos de vida. Você certamente vai descobrir muitas novidades.

Jeep
Os primeiros veículos da Jeep começaram a ser produzido no ano de 1941, com o principal objetivo de serem utilizados na Segunda Guerra Mundial. Os veículos mais comuns utilizados pelo exército estadunidense eram da Jeep.

Ray-Ban
A Ray-Ban surgiu porque a Força Aérea do Estados Unidos pediu que fosse criado um óculos escuro que diminuíssem a náusea e as dores de cabeça dos pilotos que voavam em grandes altitudes. O modelo Aviator, foi imediatamente adotado pelos pilotos, e, é hoje o mais famoso e clássico da marca.

Porsche
Adolf Hitler queria um carro popular que pudesse ser vendido com um preço baixo na Alemanha. O engenheiro automotivo Ferdinand Porsche, tinha criado em 1931 a Porsche (que na época era apenas um escritório de desenho), e em 1934 cria o Volkswagen Fusca. O Porsche 356, primeiro veículo da Porsche, veio a ser produzido mesmo somente em 1948, no pós guerra.

Fanta
Durante a Segunda Guerra Mundial, devido a um embargo comercial, o xarope de Coca-Cola não chegava à Alemanha para a produção da bebida. A unidade alemã da Coca-Cola então decidiu criar um novo refrigerante com o que havia disponível no país; feito de bagaço de frutas e soro de leite, o refrigerante "Fantasie" ficou restrita apenas à região. Em 1955, a Coca lançou a nova bebida mundialmente, com o nome "Fanta".

Motorola
A Motorola foi criada em 1928 com o nome Galvin Manufacturing Corporation e fabricava baterias. No ano de 1940, criou um rádio portátil Handie-Talkie SCR536 para comunicações nos campos de batalhas da Segunda Guerra Mundial. Eram os primeiros passos da empresa que se tornaria posteriormente uma gigante das telecomunicações.

Vodafone
A Vodafone iniciou suas atividades em 1980, com o nome "Racal Strategic Radio Ltd", produzindo rádios para comunicações militares. Era uma subsidiária da Racal Electronics, terceira maior companhia de eletrônicos do Reino Unido.

Adidas e Puma
Antes de existirem as marcas Adidas e Puma, os irmãos Adi e Rudolf eram donos da Dassler Brothers Sport Shoe. A separação ocorreu quando os aliados bombardearam a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Adi teria xingado os aliados, e Rudolf encarou isso como uma ofensa. Os irmãos brigaram e cada um criou a sua marca esportiva: Adi, a Adidas e Rudolf, a Puma.

M&M's
Os pequenos pedaços de  chocolates M&M's foram criados pela Mars durante a Guerra Civil Espanhola. Forrest Mars Sr. viu soldados comendo pedaços de chocolates cobertos em açúcar, então teve a ideia de criar os chocolates com casquinhas, que impediam que ele derretesse com o sol.

Hugo Boss
Hugo Boss era membro do Partido Nazista, e em 1928 se tornou o fornecedor oficial de uniformes nazistas. Antes de se tornar a marca que conhecemos hoje, a Hugo Boss foi responsável pela criação dos uniformes do Partido Nacional Socialista, da juventude hitlerista, do Sturmabteilung (grupo paramilitar nazista) e da SS (Schutzstaffel, o exército nazista).

Duct Tape
Foi criada pela Johnson & Johnson durante a Segunda Guerra Mundial devido a necessidade que os soldados tinham de ter uma fita forte, flexível e à prova d'água para reparar equipamentos e maquinários. Surgiu então a Duct Tape.

Silly Putty
O brinquedo Silly Putty foi criado por acidente, quando em 1940 um engenheiro estadunidense tentava criar uma borracha sintética, uma vez que a natural era cara e rara durante a Segunda Guerra, O governo dos Estados Unidos nada fez com a invenção, até uma pessoa ter a ideia de colocar a meleca dentro de ovos de plástico e vender como brinquedo para as crianças.

Banana Republic
A Banana Republic foi criada em 1978, na Califórnia, e vendia peças refabricadas de roupas militares vintage e roupas usadas em safaris.

Victorinox
A Victorinox começou suas atividades fabricando canivetes em 1884 na Suíça, e não demorou muito para se tornar a maior fornecedora do objeto para o exército do país

Super Glue
Em 1942 foi descoberta a super cola, quando um grupo de cientistas buscavam criar um plástico para ser usado em armas de guerra. Depois de alguns erros o resultado foi um material que grudava na superfície de um modo muito eficiente. O material foi batizado de cyanoacrylates, e acabou não sendo usado porque grudava de mais. No ano de 1951 foi redescoberta, passando a ser comercializada em 1958.

Aquascutum
Criada em 1851, a Aquascutum fabricava casacos de chuva. que foram usados pelos soldados britânicos durante a Guerra da Crimeia. Após o ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill usar um casaco da marca, ela acabou virando um clássico de moda.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade