A lenda urbana do demônio "Charlie Charlie"


O "Charlie Charlie Challenge" ou o "Desafio Charlie Charlie" é uma releitura das antigas brincadeiras do copo e do compasso, e em muito se assemelha com o tabuleiro ouija, um meio de comunicação com espíritos utilizado pela primeira por volta de 1853.

Mas quem seria esse tal Charlie? Segundo tradições mexicanas, Charlie seria um ajudeante do diabo que se manifesta quando é invocado. Para isso é preciso montar um ritual: formar uma cruz de lápis em cima de um papel com as palavras "sim" e "não" escrita nos quadrados formados por eles. Uma pessoa então deverá invocá-lo dizendo: "Charlie Charlie, você está aí?"; se um dos lápis se mover para o "sim", o espírito de Charlie estará presente.

A "brincadeira" explodiu na internet agora em 2015, mas não se sabe exatamente quando ela surgiu., nem mesmo como Charlie se tornou algo tão específico como o demônio mexicano. Em 2008, um usuário chamado twilightfan postou no site YourGhostStories.com uma história mostrando como uma brincadeira com lápis podia se conectar a "um fantasma chamado Charlie que morreu de abuso infantil". Usuários fazem perguntas no Yahoo Respostas sobre o jogo dos lápis de Charlie desde 2010.

A BBC investigou sobre a origem do Desafio Charlie Charlie e chegou a conclusão que ele não é baseado nas tradições mexicanas. "Não existe nenhum demônio chamado Charlie no México". "Lendas mexicanas são geralmente originadas da história Asteca e Maia, ou de muitas das crenças que começaram a circular durante a colonização espanhola da América. Você sempre encontra deuses com nomes como ‘Tlaltecuhtli’ e ‘Tezcatlipoca’, da língua Nahuatl, na mitologia mexicana. Mas, caso essa lenda tenha se originado após a colonização espanhola, tenho certeza que o demônio teria o nome de ‘Carlitos’ (Charlie em espanhol)". "Demônios mexicanos são geralmente invenções americanas", diz Maria Elena Navez do BBC Mundo.

Seja como for, a lenda urbana agora se espalhou por todo o mundo.

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.