Audi apresenta combustível feito apenas de água e ar


Em busca de um mundo mais sustentável, a tecnologia trabalha o tempo todo em busca a novas técnicas para preservar o nosso planeta. A fabricante de automóveis alemã, Audi, apresentou o seu mais recente projeto, o e-diesel, desenvolvido pela startup alemã Sunfire.

O e-diesel se diferencia do diesel comum por não possuir enxofre ou outros tipos de poluentes, produzido a partir de água e dióxido de carbono. O novo combustível exige que uma quantidade de água seja aquecida a 800ºC, gerando um processo de eletrólise, que separa o hidrogênio do oxigênio, graças à transformação da energia elétrica em energia química.

Do processo de eletrólise surge o hidrogênio, que reage com o CO2 em alta temperatura e pressão dentro de reatores, criados exatamente para o projeto. O resultado de todo o processo é um líquido composto de hidrocarbonetos. Vale ressaltar que a eletricidade usada para aquecer a água vem da energia eólica, e o CO2 é capturado diretamente do ambiente.

O e-diesel pode ser utilizado como combustível, e também pode ser misturado com o diesel convencional. A expectativa é de produzir nos próximos meses 42 galões de 160 litros do novo combustível. "Se conseguirmos a primeira venda, estaremos prontos para comercializar nossa tecnologia", disse  Christian von Olshausen, diretor técnico da Sunfire,

"Isso é um enorme sucesso para nossa pesquisa de sustentabilidade. Usar CO2 como matéria-prima é uma contribuição crucial para a proteção do clima e do uso consciente dos recursos", enalteceu a ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, Johanna Wanka.

Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade