Conheça um pouco da trajetória de Satoru Iwata


Satoru Iwata nasceu no dia 6 de dezembro de 1959, em Sapporo, no Japão. Iwata desde sempre mostrou sua fascinação pelos games, e começou a produzir seus primeiros jogos em uma calculadora eletrônica enquanto cursava o ensino médio. 

Após concluir o ensino médio, Iwata entrou para o Instituto Tecnológico de Tóquio, onde se formou em Ciências da Computação. Nesta época, ele conseguiu um emprego na pequena desenvolvedora HAL Laboratory, uma subsidiária da Nintendo, onde aos poucos foi conquistando o seu espaço.

Em 1983, Iwata assumiu o cargo de coordenador de produção de software da empresa HAL Laboratory. Em 1992 foi promovido presidente do HAL Laboratory, salvando a empresa de uma quase inevitável falência. Durante todo este período na HAL Laboratory, ele ajudou na criação de Balloon Fight, EarthBound, e os games da série Kirby.

EarthBound

No ano de 2000, Satoru Iwata assumiu a liderança da divisão de planejamento corporativo da Nintendo, fazendo os lucros da empresa aumentar absurdos 41% no ano fiscal de 2001. Em 31 de maio de 2002, Hiroshi Yamauchi deixou o cargo de presidente da Nintendo, empresa que ele comandava desde 1949; Iwata então foi escolhido para assumir o cargo.

Para ter ideia da importância que Iwata tinha para a Nintendo, ele foi o quarto presidente da empresa, sendo o primeiro que ocupou tal cargo sem ter nenhuma relação com a família Yamauchi (fundadora da empresa), além de ser também o primeiro presidente a ter realmente um envolvimento ativo na indústria dos games.

Satoru Iwata queria mudar a imagem na Nintendo, tornando seus produtos e jogos em algo mais simples e acessível, caminho divergente daquele escolhido por seus concorrentes na indústria. Durante sua gestão, a Nintendo conseguiu grandes feitos, mas seu começo foi um pouco conturbado. O GameCube, lançado em 2001 (momento em que Iwata liderava divisão de planejamento coorporativo) não conseguiu fazer frente ao PlaySatation 2, tornando-se o console de mesa da Nintendo com o menor numero de vendas até então. 

Isso não impediu que Iwata fizesse um grande trabalho no console, contribuindo para o desenvolvimento de vários games como Super Mario Sunshine, Metroid Prime, Animal Crossing e The Legend of Zelda: The Wind Waker. Além disso, ele buscou fazer parceria com outras empresas, recebendo o apoio da SEGA, Namco e Capcom, que lançaram jogos exclusivos para o console. Por outro lado, o portátil Game Boy Advance, também lançado em 2001, registrava altos índices de vendas.

7 de outubro de 2004: Iwata apresenta a versão final do Nintendo DS

Em 2004 veio o primeiro grande lançamento da Nintendo, sob o comando de Iwata: o Nintendo DS. O console de duas telas foi apresentado pela primeira vez na E3 de 2004, e logo chamou a atenção dos desenvolvedores. Somando-se todas as suas versões, foram vendidas mais de 153 milhões de unidades!

No ano seguinte, durante a E3 2005, Satoru Iwata apresentou o novo console de mesa da empresa: o Wii. Durante seu desenvolvimento, Wata supervisionou o console, que no final apresentou um incrível controle com acelerômetro, sendo capaz de detectar movimentos em três dimensões. A notícia impressionou toda a comunidade gamer, e logicamente o Wii foi um sucesso, tornando a Nintendo novamente líder no mercado de consoles de mesa, posição que a empresa havia deixado de ocupar a 17 anos.

Iwata apresentando o Wii, durante a conferência da Nintendo na E3 2005 (17/05/2005)

Durante a E3 de 2010, Satoru Iwata marcou novamente o maior evento de games do mundo ao anunciar o Nintendo 3DS, que teria a difícil missão de substituir o bem sucedido DS. O portátil enfrentou um conturbado começo, cheio de desconfianças quanto a sua capacidade, além do alto preço.

E3 2010: Iwata apresenta o 3DS pela primeira vez

Iwata assumiu a culpa pelo fiasco em que o 3DS se encontrava, e aceitou uma redução em 50% no seu salário, como uma forma de pedir desculpas aos investidores e ao público. O portátil logo teve uma queda no preço, e aqueles que já haviam comprado o videogame foram presenteados com alguns jogos de GBA e DS. O 3DS demorou um pouco, mas logo engatou, sendo hoje líder disparado no mercado portátil, com vendas na casa dos 53 milhões.

O último console da Nintendo apresentado por Iwata foi o Wii U, no dia 11 de junho de 2011, durante a E3 daquele ano. O console teve um começo de vendas muito complicado, mas os grandes games da Nintendo aos poucos vão dando uma força extra para ele.

Satoru Iwata fazendo unboxing Wii U, na véspera do seu lançamento em 2012

No dia 17 de março de 2015, Satoru Iwata falou um pouco sobre os novos passos da empresa, além de revelar que um novo console está em desenvolvimento. Mais detalhes serão revelados em 2016, mas infelizmente Iwata não estará entre nós para anunciá-los.

Na noite de ontem (12), por meio de uma nota oficial, a Nintendo lamentou a morte do seu presidente. Iwata morreu no último sábado (11) aos 55 anos vítima de um crescimento nos dutos biliares, ou colangiocarcinoma, um tipo raro de câncer.

Satoru Iwata era uma pessoa muito bem humorada e divertida, fica aqui o nosso agradecimento pela sua  grande contribuição no mundo dos games. Os seus feitos ficarão para sempre na história da indústria!
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade