Fiat Uno passa por facelift e receberá novos motores 1.0 e 1.3


A Fiat apresentou no começo dessa semana o novo visual do compacto Uno, que teve a sua frente reestilizada. Mas a principal novidade da linha 2017 não é o facelift, e sim os novos motores GSE 1.0 e 1.3. Os motores da família GSE (Global Small Engines) serão feitos na fábrica da Fiat em Betim (MG) e contarão com bloco e cabeçote em alumínio.

Os detalhes técnicos ainda não foram revelados oficialmente, mas apurações feitas por diversos sites indicam que o novo motor 1.0 3 cilindros vai focar em torque e economia de combustível, com cabeçote de duas válvulas por cilindro, para privilegiar a força em baixas rotações; a potência deve ficar na casa dos 80cv e o torque máximo na casa dos 10kgfm (sendo atingido em baixas e médias velocidades). Já o 1.3 terá potência na casa dos 104cv e torque por volta dos 14kgfm. O motor 1.3 GSE também será utilizado pelo sucessor do Punto, conhecido até agora como X6H.

A versão 1.3 terá como item de série os controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR). O ESP percebe quando o carro fica instável e, em uma fração de segundos, aciona freios ou reduz o torque de acordo com a situação. Já o ASR é um sistema de controle de tração que impede que o veículo derrape na partida ou em situações de pouca aderência da pista.

A direção hidráulica será substituída pela elétrica, e o sistema start/stop será ofertado em mais versões (até agora, apenas uma configuração tinha este equipamento). A versão 1.3 também deverá receber central multimídia, vidros elétricos nas quatro portas e outros itens de série.


Quanto ao facelift, o Uno perderá os quadradinhos que estavam presentes desde o lançamento do modelo, em 2010. O para-choque da versão esportiva apresenta linhas mais agressivas e ganhou uma grade com três filetes. Os faróis de neblina agora estão mais destacados nas extremidades do para-choque. Todas as versões terão o mesmo desenho dianteiro. Não houve alterações na traseira. O lançamento do Novo Uno deverá acontecer em setembro ou outubro.

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.