Forza Horizon 3 te leva para uma incrível aventura na Austrália


O lançamento da série Horizon representou um marco para a franquia Forza. A Turn 10 até então só tinha lançado jogos focados em simulação, mas uma parceria com a Playground (estúdio formado por ex-membros da Codemasters, Bizarre Creations, Criterion Games e outros estúdios) fez surgir um dos melhores jogos de corrida arcade dos últimos tempos.

Sendo um dos últimos grandes lançamentos da Microsoft para o Xbox 360, Forza Horizon inaugurou um importante espaço que estava vago nos consoles da família Xbox. O game consegue prender o jogador com o seu clima totalmente descontraído, aliado a música boa e a jogabilidade simples (podendo o jogador ajustar o nível de dificuldade). Ambientado no estado do Colorado (EUA), Forza Horizon ganhou muitos prêmios, mas acabou perdendo o título de melhor jogo de corrida para o contestado Need for Speed: Most Wanted – A Criterion Game, no Vídeo Game Awards 2012, o que, convenhamos, foi uma grande injustiça.

Dois anos depois, foi lançado Forza Horizon 2 para Xbox One e Xbox 360. Totalmente com foco na nova geração de consoles, o desenvolvimento para a versão do 360 acabou sendo delegado para outro estúdio (Sumo Digital), o que resultou em um jogo com qualidade abaixo do esperado. Já no Xbox One o jogo fez bonito e deu um aperitivo do que o novo console da Microsoft é capaz de fazer. Se passando no sul da França e ao norte da Itália, o game apresenta um mapa quase duas vezes maior que o do título anterior, além de introduzir o clima dinâmico na franquia.

Feita toda essa introdução, está na hora de falar da terceira edição do festival Horizon!


O início
No dia 2 de março de 2016, a Microsoft anunciou que o Lamborghini Centenario seria o carro presente na capa do próximo título da franquia Forza. Junto com o anúncio, um trailer foi divulgado no canal oficial do Xbox. A Microsoft disse que mais detalhes seriam revelados na E3 2016.
Com o lançamento do Forza Motorsport 6 no segundo semestre de 2015, era quase certo que se tratava de um novo jogo da série Horizon, mas ainda não tínhamos uma confirmação por parte da Microsoft.


O anúncio oficial
Dito e feito! Durante da conferência da Microsoft na E3 2016, Forza Horizon 3 foi anunciado, com direito a um gameplay dinâmico sendo demonstrado ao vivo no palco. Pela primeira vez os jogadores dos consoles e PCs poderão jogar juntos um título da franquia Forza.
A terceira edição do festival acontece na Austrália e conta com muitas corridas off-road no meio de florestas e na beira do mar, novas estações de rádio, com a opção de colocar suas próprias músicas no game por meio de streaming de suas faixas do OneDrive ou do Groove Music, e um mapa gigantesco para ser explorado. Os eventos da campanha poderão ser jogados por até 4 jogadores online e ainda há a opção de você começar a jogar o game no Xbox One e continuar no Windows 10 (PC) de onde parou.


Você no comando do festival
Diferente dos dois primeiros títulos, onde você era um piloto desconhecido que precisava passar pelas classificatórias para entrar no festival, em Forza Horizon 3 você que é o chefe. Enquanto joguei a demo do jogo, isso ficou bem evidente: o comando do festival está em suas mãos! É você é que escolhe onde serão realizadas as próximas provas, é você quem recrutará os principais pilotos para o festival, é você quem assinará com as rádios, mas, antes de tudo, é preciso cumprir alguns compromissos para aumentar o seu número de fãs para finalmente inaugurar o evento. Ah, como você é a grande atração do festival, todos querem correr com você, então se prepare para muitas aventuras.

O mapa do jogo é enorme e isso interferirá diretamente no tempo de jogo. Para chegar ao final da campanha principal você deverá gastar mais de 100 horas, segundo os dsenvolvedores. A jogabilidade do game está dentro daquilo que os últimos Forzas oferecem: ao mexer nas dificuldades você poderá deixar o game totalmente arcade, ou com uma pegada de simulador.

Outro fato que me agradou muito é o grande nível de personalização dos veículos. O recurso já estava presente em Forza Motorsport 6 e permite que você faça muitas modificações no carro, como o tipo de pneu, motor, aerodinâmica dentre outros; essas modificações realmente causam diferença de desempenho na hora de disputar as provas. Se o que você deseja mesmo é se divertir sem ter que ficar esquentando a cabeça com esses detalhes, o próprio jogo sugere um upgrade para que o seu carro seja competitivo para as corridas.

O visual do game também merece ser comentado. Por se tratar de um jogo de mundo aberto, com um mapa consideravelmente grande, Forza Horizon 3 traz um nível altíssimo de detalhes. A Austrália favorece muito os nossos olhos por apresentar paisagens exuberantes. Não se assuste se você perder o controle do seu carro após ficar admirando o restante que é mostrado na sua tela. Se você gosta de fotografia, provavelmente gastará um bom tempo registrando as suas máquinas nos diversos ambientes do game. Houve uma nítida evolução gráfica quando comparamos com o título anterior, lançado em 2014.


Recepção
Forza Horizon 3 foi muito bem recepcionado pelas feiras por onde passou,  sendo eleito o melhor jogo de corrida da E3, da Gamescom e da Brasil Game Show 2016. A qualidade do game vem sendo confirmada nas análises que já estão sendo divulgadas mundialmente. No Metacritic, o jogo já possui 61 críticas, tendo atingido a nota 91 em 100. Não há como negar, é o jogo de corrida do ano!


Carros
Eu não posso terminar  esta prévia sem falar no que mais interessa em qualquer jogo de corrida: os carros. Forza Horizon 3 contará com "apenas" 356 carros no seu lançamento, sendo que 21 deles são inéditos na franquia Forza. Este número representa a maior garagem de todos os jogos da série Horizon, não apenas em quantidade como também em diversidade.

Apesar disso, o game a princípio não contará com nenhum veiculo Porsche, mas como já é de costume, esperamos que os carros da marca cheguem por meio de uma futura DLC. Outra ausência é a Volkswagen, que não renovou o licenciamento dos seus veículos; não temos nenhuma informação se a marca alemã chegará futuramente ao título. Demais marcas do Grupo Volkswagen, como Audi, Bentley, Bugatti e Lamborghini não foram afetas e estarão presentes no título. Clicando aqui você confere a lisa completa dos carros.


Ansiosos? Forza Horizon 3 será lançado no próximo dia 27 para Xbox One e Windows 10. Vale lembrar que o game faz parte do programa Play Anywhere, ou seja, ao adquirir uma versão digital, você poderá jogá-la tanto no console como no PC.


Texto originalmente escrito para o site Joystick Terrivel.

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.