Mi 5 x Mi 5s x Mi 5s Plus: qual a diferença entre os smartphones da Xiaomi?


A Xiaomi é uma marca chinesa conhecida por oferecer smartphones de alta qualidade a um preço acessível. A marca chegou até fazer uma leve estreia no mercado brasileiro, mas devido a um erro de estratégia, a chinesa paralisou a sua atuação no nosso mercado.

Apesar disso, muitas pessoas importam smartphones da Xiaomi, já que na maioria das vezes o preço pago por ele (incluindo as taxas) costuma sair mais em conta do que comprar um aparelho com configurações semelhantes no mercado brasileiro.

O Mi 5 foi sem dúvidas um dos grandes lançamentos do ano, fazendo concorrência direta, na primeira metade do ano, com o Galaxy S7 e o LG G5, chegando ao mercado com o poderoso Snapdragon 820, custando menos da metade dos seus correntes. Na segunda metade de 2016, a fabricante chinesa lançou o Mi 5s e o Mi 5s Plus. Com tantas versões, fica difícil definir qual modelo comprar. Abaixo nós fizemos um comparativo destrinchado dos gadgets, confira:


Mi 5
Anunciado em fevereiro de 2016, o Mi 5 chegou ao mercado em três versões: Mi 5 Basic, Mi 5 Prime e Mi 5 Pro. Os três modelos possuem o mesmo tamanho e a mesma tela IPS LCD Full HD de 5.15 polegadas. A diferença dos modelos se resume na construção, no clock do processador, na memória RAM e no armazenamento. Veja abaixo o comparativo:

• Construção:
Mi 5 Basic: tem o corpo feito de vidro nas partes frontal e traseira e metal nas laterais;
Mi 5 Prime: tem o corpo feito de vidro nas partes frontal e traseira e metal nas laterais;
Mi 5 Pro: tem o corpo feito de vidro na partes frontal, cerâmica na traseira e metal nas laterais.

• Processador:
Mi 5 Basic: Snapdragon 820 de 1.8 GHz;
Mi 5 Prime: Snapdragon 820 de 2.15 GHz;
Mi 5 Pro: Snapdragon 820 de 2.15 GHz.

• Memória RAM:
Mi 5 Basic: 3 GB;
Mi 5 Prime: 3 GB;
Mi 5 Pro: 4 GB.

• Armazenamento Interno:
Mi 5 Basic: 32 GB (não expansível);
Mi 5 Prime: 64 GB (não expansível);
Mi 5 Pro: 128 GB (não expansível).

O Mi 5, em suas três versões também conta com sensor infravermelho, câmera de 16 megapixels com estabilização óptica (OIS) de 4 eixos e câmera frontal de 4 megapixels. Abaixo da tela se encontra um botão que tem dupla função: tecla home e leitor de impressões digitais.


Mi 5s
Em setembro, a Xiaomi anunciou o Mi 5s, aparelho que praticamente é uma pequena atualização do Mi 5, mas apresenta algumas diferenças que podem justificar a compra deste ou daquele modelo. O Mi 5s abandonou a traseira em vidro, apresentando no local uma estrutura de metal; o botão home agora deu lugar a um leitor de digitais ultrassônico. O sensor infravermelho foi removido. O logo da Xiaomi também foi removido da parte frontal, estando presente apenas na traseira.

A câmera do Mi 5s possui 12 megapixels. Apesar da redução no tamanho da imagem, comparativos mostram que o sensor do Mi 5s consegue capturar imagens mais bonitas que o Mi 5. O Mi 5s perdeu a estabilização óptica (OSI) de 4 eixos, tendo, portanto, apenas estabilização digital. A câmera frontal é de 4 megapixels.


A Xiaomi fez uma atualização no poder de processamento do aparelho, o Mi 5s conta com o novo Snapdragon 821 de 2.15 GHz. A GPU é a Adreno 530, a mesma presente no Mi 5. O Mi 5s chegou ao mercado em duas versões: uma com 3 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, e a outra com 4 GB de RAM e 128 GB de memória interna. Em ambos os aparelhos a memória não pode ser expandida.

A única diferença entre as duas versões é que a de 128 GB de armazenamento conta com a tecnologia 3D Force Touch, que é capaz de identificar não apenas os toques do usuário, mas também o nível de pressão que se aplica sobre a tela. Falando na tela, as duas versões possuem um display IPS LCD com resolução Full HD de 5.15 polegadas,


Mi 5s Plus
O Mi 5s Plus foi anunciado junto com o Mi 5s e é o maior smartphone entre todos os citados anteriormente, vindo equipado com uma tela IPS de 5.7 polegadas, com resolução Full HD. Veja abaixo o comparativo de tamanho dos aparelhos:

• Dimensões (altura x largura x espessura):
Mi 5: 14.46 x 6.92 x 0.73 cm
Mi 5s: 14.56 x 7.03 x 0.83 cm
Mi 5s Plus: 15.46 x 7.77 x 0.80 cm

• Peso
Mi 5: 129 g
Mi 5s: 145 g
Mi 5s Plus: 168 g

No Mi 5s Plus, o leitor de digitais (que não é ultrassônico) foi movido para a parte traseira do aparelho e os botões capacitivos debaixo da tela agora possuem desenho. Diferente do Mi 5s, o 5s Plus não conta com a tecnologia 3D Force Touch, mas por outro lado tem sensor infravermelho.

O Mi 5s Plus conta com uma novidade: o processador Snapdragon 821, que aqui possui 2.35 GHz. A GPU é a Adreno 530. Outro diferencial é que a câmera traseira é dupla, equipada com dois sensores de 13 megapixels, um monocromático e um colorido; a câmera frontal permaneceu em 4 megapixels.

Apesar do sensor duplo, quando comparamos as fotos do Mi 5s e do Mi 5s Plus durante o dia, não vemos grandes diferenças, já à noite, em condições de pouca luminosidade, a diferença é perceptível:

O aparelho é comercializado e duas versões: uma com 64 GB de armazenamento interno e 4 GB de memória RAM, e outra com 128 GB de armazenamento interno e 6 GB de memória RAM; em ambas as versões não é possível expandir a memória com cartão microSD.

O Mi 5s Plus também é o modelo que apresenta a bateria com maior capacidade. Se no dia a dia isto fará grande diferença só saberemos se testarmos os aparelhos, já que nem sempre uma bateria com mais miliamperes é sinônimo de maior autonomia de carga.

• Bateria
Mi 5: 3000 mAh (não removível)
Mi 5s: 3200 mAh (não removível)
Mi 5s Plus: 3800 mAh (não removível)


São muitos detalhes, não é mesmo? Esperamos que esta postagem tenha esclarecido um pouco das suas dúvidas.

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.