Análise do jogo Father and Son


Father and Son é uma história interativa desenvolvida pelo Museu Arqueológico de Nápoles, lançado em 2017, de forma gratuita, para Android e iOS. Além de promover o Museu Arqueológico de Nápoles, o jogo ainda traz uma simples, bela e comovente narrativa.

O jogador assume o papel de Michael, um jovem que acabou de chegar na cidade de Nápoles, Itália, com um propósito: conhecer o trabalho do seu falecido pai, um famoso arqueólogo. Durante toda a sua vida, seu pai esteve ausente no ambiente familiar, tendo sempre dedicado quase todo o seu tempo ao serviço.

Aproveitando que o trabalho de seu pai está em exposição no Museu Arqueológico de Nápoles, Michael resolve ir conhecer o de perto aquilo que tanto afastava seu pai da família. É aí que o jogo começa. A jogabilidade é bem simples, resumindo-se em um scroll lateral, em 2D, e interações com objetos e pessoas.

Ao interagir com os demais personagens do jogo, Michael vai aos poucos conhecendo mais detalhes sobe quem foi o seu pai, e a importância que ele desempenhava. Durante os diálogos, o jogador possui sempre duas opções de fala.

Ao chegar no museu, o jogador possui três regiões para serem exploradas. Ao visitar o Museu Arqueológico de Nápoles e fazer check-in, o jogador consegue desbloquear um conteúdo adicional (uma bela jogada de marketing, não é mesmo?). Cada região explorada no remeterá ao jogador para um acontecimento do passado, que está diretamente conectado com o presente.

A arte do jogo é realmente uma obra de arte, e a trilha sonora se encaixa muito bem à proposta apresentada. O grande defeito de Father and Son é a sua tradução para o português: o game possui muitos erros de concordância, além de trazer frases totalmente desconexas. Com um pouco de esforço é possível identificar aquilo que se quis passar, mas a sensação que fica é que algumas frases foram simplesmente jogadas em um tradutor na internet... uma pena!

O jogo foi analisado na sua versão para Android.


Considerações finais
Father and Son é uma emocionante aventura que retrata a história de um filho que quer conhecer melhor quem foi o seu pai. Com um belíssimo visual artístico, que se casa muito bem com a trilha sonora, o game possui jogabilidade simples e sem dificuldade. Disponível de forma gratuita, Father and Son é uma boa pedida para uma jogatina relaxante de aproximadamente uma hora (sim, o jogo é bem curto). Uma pena a tradução para o português ter sido tão mal feita.

Nota
★★★★☆ - 4

Nenhum comentário

Encontrou algum erro na postagem acima? Comunique-nos deixando um comentário. A equipe do Porta E7 agradece.

Tecnologia do Blogger.