Desenhos & Animes: Os Apuros de Penélope Charmosa


The Perils of Penelope Pitstopé (no Brasil: Os Apuros de Penélope Charmosa) é um desenho animado estadunidense produzido pela Hanna-Barbera que estreou na rede de TV CBS em 13 de Setembro de 1969. O seriado teve apenas uma temporada, com 17 episódios de meia hora de duração, apesar de ter sido um dos desenhos animados mais famosos da Hanna-Barbera.

O desenho é um desdobramento da Corrida Maluca, de onde veio a personagem Penélope Charmosa e a Quadrilha de Morte.


História

A história gira em torno da linda Penélope Charmosa que é herdeira de uma vasta fortuna. Penélope é constantemente perseguida por um vilão chamado Tião Gavião ou Silvester Soluço, que queria se livrar dela para conquistar sua herança.
A Quadrilha de Morte, um grupo de gângsters atuam como heróis e estão constantemente salvando Penélope do perigo. Mas suas tentativas sempre dão errado, e prejudicam a eles mesmos, e Penélope acabava sempre se salvando sozinha, não raras vezes salvando também seus heróis.
Tião Gavião ajudado pelos seus comparsas Irmãos Bacalhau, sempre cogita matar Penélope com algum plano engenhoso, como jogá-la de um avião, cortar seus pára-quedas e fazê-la cair numa jaula com animais selvagens. Enquanto isso, a Quadrilha se ocupa em resgatá-la.  Curiosamente, enquanto Penélope parece indefesa sempre que Tião Gavião a captura, assim que ele a deixa sozinha para que seus planos malignos surtissem efeito, logo ela arruma um jeito para escapar sozinha dos seus apuros, quando a Quadrilha de Morte fracassa.
Penélope está sempre em alguma parte diferente do mundo, principalmente nos Estados Unidos, mas ela também foi ao Egito, à sela, Bagdá e Pólo Norte.

Assim como nas outras subdivisões, como Máquinas Voadoras, onde apareciam Dick Vigarista e Mutley, a Corrida Maluca  nunca foi citada, nem por Penélope e nunca pela Quadrilha de Morte, exceto num único episódio em que Tião pergunta: "Quem estava esperando, Dick Vigarista?". Também o carro cor-de-rosa dela jamais foi visto neste desenho. Em vez disso, Penélope costumava dirigir um carro esportivo verde, ou qualquer outro veículo que encontrava, incluindo Chuga-Boom.


Personagens

Penélope Charmosa: herdeira de uma vasta fortuna, vive sendo perseguida pelo vilão Tião Gavião.

Tião Gavião: Tião Gavião era o vilão principal e o alter-ego de Silvester Soluço, tutor de Penélope. Ajudado pelos seus comparsas, os Irmãos Bacalhau, ele tentou matar Penélope para ficar com a fortuna. Ela nunca suspeitou de suas intenções, porque ele somente realizava seus planos nefastos disfarçado de Tião Gavião.

Irmãos Bacalhau: comparsas de Tião Gavião, ajudam-no a tentar matar Penélope.

Quadrilha de Morte: Penélope é resgatada do perigo (com sua própria ajuda) pela Quadrilha de Morte, um grupo de sete gângsters anões, com exagerados traços de personalidade, claramente fazendo referência aos Sete Anões do filme Branca de Neve e os Sete Anões de Walt Disney. Eram eles: 
  • Clyde - o líder, um gângster caricaturizado;
  • Dum Dum - totalmente estúpido, mas às vezes consegue dar uma dentro;
  • Queixinho - capaz de sacar objetos úteis para resolver os problemas, até aqueles de tamanhos incomuns; tinha um telefone com o qual recebia chamadas e - acreditem se quiser - até uma escada de emergência de 1000m de extensão;
  • Pestana - dorminhoco, dormia até nos momentos de emergência. Apesar disso, estava sempre atento com o que se passava;
  • Chorão - chorava a todo e qualquer momento, não importava se era alegre ou triste;
  • Yak Yak - dava gargalhadas sempre, de tudo o que acontecia: "Ha, Ha, Ha, Ha… nós vamos explodir… Ha, Ha,…", também não importando se era alegre ou triste;
  • Zippy - corredor e falador muito rápido. 
A Quadrilha de Morte apareceu anteriormente na Corrida Maluca ao lado de Penélope Charmosa. Embora todos os membros da Quadrilha aparecessem, apenas Clyde manteve seu nome aqui. O carro original da Quadrilha na Corrida Maluca foi substituído pelo Chuga-Boom, um carro com vida própria.


Curiosidadess

- Tião Gavião é citado na música The Power Of Love da banda Frankie Goes to Hollywood, que contém a frase "I'll protect you from the Hooded Claw…" (eu protegerei você do Tião Gavião).
- Nos primeiros projetos do seriado, Penélope deveria ter um irmão mais jovem chamado Johnny Charmoso, que ajudaria a Quadrilha de Morte a salvá-la das garras de Tião Gavião. Nesses mesmos projetos, Dick Vigarista e Muttley seriam os guarda-costas pessoais de Johnny, usando novamente seu carro, a Máquina do Mal. Tudo isso foram apenas ideias que jamais saíram do papel.
- Em um episódio, Penélope pretendia inaugurar uma estátua num parque. Tião Gavião armou uma bomba na base da estátua. Quando Penélope descobre a estátua, Tião vê que se tratava de uma estátua dele mesmo (como Silvester Soluço). Num ato de narcisismo (pela estátua), ele muda de roupa para Silvester Soluço, "salva" Penélope da bomba e a arremessa nos Irmãos Bacalhau.
- No episódio em que a Quadrilha de Morte toma uma poção e fica do mal, pela primeira e única vez, um dos Irmãos Bacalhau fala sozinho.


E7

Perfil da redação do Portal E7.

1 Comentários

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

  1. Se fosse politicamente correto, Penélope fugiria do Tião Gavião e o vilão fugiria do sapato de cimento sob medida que a equipe do Clyde tinha preparado para ele e seus capangas cabeça-ocas... Afinal, não se mexe com a "famiglia"

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade