Carteira de trabalho será substituída por cartão eletrônico


O Governo Federal anunciou que adotará uma solução tecnológica para substituir a carteira de trabalho. A ideia é que a partir de 1 de janeiro de 2014 um cartão eletrônico possa substituir o principal documento dos trabalhadores brasileiros. O projeto recebeu o nome de Escrituração Fiscal Digital Social (EFD Social).

Em entrevista ao Estadão, a presidente Dilma Rousseff afirmou que espera ter o texto definitivo concluído até o final do ano. O EFD Social permitirá que o trabalhador acompanhe o seu extrato de FGTS, bem como os dados com relação ao recolhimento de impostos. A expectativa é que o formato digital ajude a coibir fraudes.

Entretanto, um empecilho pode fazer com que o projeto demore um pouco mais para ser colocado em prática: o Ministério Público, a Receita Federal, o INSS e a Caixa precisam unificar a sua base de dados, fazendo com que o acesso seja facilitado. Quando em funcionamento, o projeto deve diminuir também o uso de papel, eliminando a necessidade de impressão da folha de pagamento e do livro de registro dos empregados.


Créditos
E7

Perfil da redação do Portal E7.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade