Análise da série Breaking Bad (5ª temporada)


Depois de eliminar todas as evidencias que o vinculava à morte de Gustavo Fring, Walter White quer retomar a produção metanfetamina. Para isto, ele e Jesse acabam convencendo Mike a ser sócio no negócio. Como não há mais um endereço fixo, o novo plano é montar um laboratório móvel. Para isso, Walt cria uma empresa de dedetização, a "Vámonos Pest": enquanto as casas de seus clientes são isoladas para realizar todos os procedimentos de dedetização, lá dentro é montado um laboratório onde Walt e Jesse produzem o cristal azul. Mike cuida da distribuição da droga, mas não confia em Lydia, uma executiva da Madrigal Electromotive e fornecedora da metilamina utilizada na produção. Skyler tira os filhos de casa quando vê que o marido continua envolvido na produção as drogas.

Jesse e Mike roubam um trem de metilamina, junto com Todd, um empregado da "Vámonos Pest". Uma criança vê a ação do grupo, e Todd acaba disparando um tiro contra ela. Horrorizado com a crueldade de Todd, Jesse resolve deixar o negócio, junto com Mike, que está sendo investigado por Hank e o DEA. Cada um deles decide vender a sua parte da metilamina a Declan, outro produtor de metanfetamina, mas Walt nega vender a sua parte. Walt então faz um acordo de distribuição com Declan, e negocia uma indenização para Mike, já que ele mantém vários empregados de Gus em silêncio, pagando-os para que eles não digam nadas para as autoridades. Para dar sequência na produção da droga, Walt contrata Todd para ser seu ajudante no laboratório. Lydia passa a distribuir a droga de Walt na República Checa, fazendo com que ele ganhe uma enorme quantia em dinheiro.

Skyler já não estava mais conseguindo fazer a lavagem do dinheiro e convence o marido a parar com o negócio. Em uma confraternização na casa de Walt, Hank encontra no banheiro um livro que está dedicado a "W.W." de "G.B."; Hank acaba relembrando uma conversa que teve com o cunhado e sabendo que G.B. são as iniciais de Gale Boetticher, acaba deduzindo que Walt é Hiesenberg. Furioso Hank deixa a casa de Walt. Hank posteriormente se encontra com Skyler e pede para que ela grave uma confissão, porém Skyler se nega.

Walt se reúne com Jesse e Saul no deserto, e oferece dinheiro para que Jesse abandone a cidade e assumisse uma nova identidade. Jesse concorda, mas logo descobre que na verdade foi Walt que envenenou Brock, e não Gus. Jesse então passa a colaborar com Hank para que ele capture Walt. Walter assume de vez a identidade de Heisenberg e terá que usar a sua mente para contornar os diversos problemas até o final da temporada. Como será que traficante mais importante da região irá se safar dessa?


Considerações finais
Se as outras temporadas de Breaking Bad já eram incríveis, o que dizer desta? A série ganhou um final digno da sua grandeza, encerrando a história de Jesse e Walt. A narrativa de Breaking Bad é tão boa, que, ao assistir o último episódio, logo vem a sensação de quero mais - não pelo fato de deixar um final aberto, o que não acontece aqui, mas sim pelo envolvimento que criamos com a trama e os personagens. Os méritos por toda essa grandiosidade ficam por conta do criador da série, Vince Gilligan, e por todo o elenco, que têm uma atuação impecável. Assim como Vince Gilligan disse em uma entrevista, Breaking Bad acabou na hora que tinha que acabar.

Logo quando descobriu que estava com câncer, Walt entrou no mundo do tráfico com a intenção ajudar a sua família financeiramente. No desenvolver da história, nós percebemos que Walt cada vez dá menos atenção para sua mulher e filhos, preocupando-se muito mais com o seu ego na produção de metanfetamina. Para cada ação na série existe uma reação: tudo pode aparentar estar certo, mas as consequências ainda irão aparecer. No final da temporada, Walt sente bem essas consequências e tenta resolver as coisas do seu jeito. Para aqueles que gostam, nos episódios finais existem inúmeras referências que enriquecem ainda mais a conclusão da história.

Nota
★★★★★ - 5 - Excelente


Veja mais sobre Breaking Bad:
 Breaking Bad e a teoria das cores
└ 10 curiosidades sobre a série Breaking Bad
└ Análise da série Breaking Bad (1ª temporada)

➜ Você pode ler análises de outras séries clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade