Toyota confirma a chegada do hatch Yaris ao Brasil


Nesta segunda-feira (25), a Toyota confirmou a chegada do hatch Yaris ao Brasil, o lançamento está planejado para o segundo semestre de 2018. Para lançamento do compacto premium, a fabricante japonesa anunciou um investimento de mais R$ 1 bilhão na fábrica de Sorocaba. Não foi feita nenhuma menção sobre a chegada do sedã Yaris Ativ ao mercado nacional.

Especulado no Brasil desde a década de 90, o Yaris será posicionado acima do Etios e deve disputar mercado com os hatch premium Fiat Argo, Peugeot 208, o novo VW Polo, Ford Fiesta, Honda Fit, dentre outros. O modelo deverá ser lançado com os motores 1.3 e 1.5, ambos presentes atualmente no Etios.

Apesar de ser considerado um Yaris de nova geração, o hatch não utilizará a plataforma modular TNGA da Toyota, que serve de base para o Prius e o C-HR, mas sim uma versão avançada da plataforma do atual Etios. O primeiro veículo, fabricado no Brasil, que fará uso da TNGA será a próxima geração do Corolla, prevista para 2019.


A Toyota também anunciou gastará R$ 600 milhões para a expansão da sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP) para ampliar sua capacidade produtiva de 108 mil para 174 mil unidades por ano. A previsão é que a obra seja concluída em 2019. A fabrica que atualmente é responsável pelos propulsores 1.3 e 1.5 que equipam ao Etios (e futuramente o Yaris) também fabricará no futuro o motor do Corolla. Com estes dos investimentos no país, serão gerados 500 novos postos de trabalho.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade