Análise do anime Violet Evergarden


Adaptação de uma light novel homônima, Violet Evergarden (ヴァイオレット・エヴァーガーデン) é um anime produzido pelo estúdio japonês Kyoto Animation e distribuído, no Brasil e em vários países, pela Netflix. O anime conta a história de Violet, uma garota que lutou na guerra e agora está tentando descobrir seus próprios sentimentos.

A história inicia com Violet recebendo alta de um hospital após ter sido ferida durante a guerra. Quem vai buscar a jovem é o Tenente Hodgins, agora dono de uma empresa de cartas. Paralelamente a isso, o Major Gilbert Bougainvillea, única pessoa com que Violet tem algum tipo de relação de afeto, está desaparecido. Como seu corpo nunca foi encontrado, existe uma remota hipótese de que ele possa estar vivo em algum lugar.

Com o fim da guerra, Violet, que sempre esteve acostumada a receber ordens, precisa dar um novo rumo para sua vida. A princípio, a jovem começa trabalhando entregando cartas nas residências das pessoas. Há, no entanto, algo que incomoda Violet: ela não consegue entender o significado da expressão "eu te amo", que foi dita Major Gilbert antes dele lhe passar suas últimas ordens.

Na empresa de Hodgins, ao conhecer o serviço das autômatas de automemórias, Violet decide querer exercer a profissão. As autômatas de automemórias são pessoas especializadas em escrever cartas para outras pessoas, sendo altamente capazes de captar os sentimentos e transferi-los para o papel. As autômatas, quando necessário, viajam por longas distâncias para atender seus clientes.

Violet então começa a frequentar aulas em uma escola especializada em formar autômatas de automemória. Muito boa em matérias relacionadas com gramática e ortografia, Violet enfrenta dificuldades em redigir cartas - seus primeiros trabalhos mais parecem relatórios militares (algo totalmente compreensível, já que ela passou grande parte da vida nos campos de batalha). Apenas com o passar do tempo é que Violet vai conseguindo captar a real essência do trabalho desempenhado pelas autômatas.

Após se formar, Violet começa uma jornada de autoconhecimento a cada cliente atendido. Passando a ter contato efetivo com as pessoas, Violet começa a amadurecer e entender o seu lado sentimental e emocional, antes ausentes em sua personalidade.


Considerações finais
Contando com apenas 13 episódios e um OVA, Violet Evergarden é um anime dramático. Enquanto Violet começa a entender os sentimentos, a animação gera reflexões sobre inúmeros problemas vividos pelos seres humanos. Os estragos que uma guerra provoca na sociedade também são elementos presentes da narrativa.

Em termos visuais, Violet Evergarden é simplesmente uma obra de arte. O anime é muito bonito e rico em detalhes. A trilha sonora é muito boa e se encaixa bem com o que é proposto. A história peca por não aprofundar e dar sequência a temas apresentados durante alguns episódios, deixando algumas pontas soltas na narrativa.

Nota
★★★★☆ - 4 - Ótimo



➜ Você pode ler análises de outros animes clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

2 Comentários

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

  1. Poderia até concordar contigo na parte das considerações finais, mas aí eu vi que foi postado por um mineiro 😳

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual o problema em ter sido postado por um mineiro? Hehehe.

      Excluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade