Análise da série Suits (4ª temporada)


Atenção! O texto a seguir contém spoilers da terceira temporada de Suits.

No final da terceira temporada, Mike Ross (Patrick J. Adams) se sentiu extremamente frustrado ao perceber que nunca poderia crescer na carreira jurídica. Se a sua condição de falso advogado fosse descoberta, isso desencadearia consequências não só para ele, mas também para pessoas com quem ele se importa. Recebendo uma proposta de emprego de um banqueiro, o personagem vê que aquela era uma boa oportunidade de se destacar e conseguir fazer o seu nome no mercado de forma legítima, sem ter nada a temer. Com isso, ele decide trocar de profissão e deixa a Pearson Specter.

Como sempre se importou com as pessoas, Mike enfrentará alguns problemas no novo emprego, já que banqueiros visam apenas lucros, algo que o seu chefe, Jonathan Sidwell (Brandon Firla), deixa bem claro no primeiro episódio do quarto ano. Mesmo estando trabalhando em outro local, Mike permanece tendo uma ligação profissional com Harvey Specter (Gabriel Macht), uma vez que Sidwell é um dos clientes do advogado.


Tudo começa a mudar quando Logan Sanders (Brendan Hines), outro cliente de Harvey, se propõe a fazer uma aquisição hostil da Gillis Industries, a mesma empresa em que Mike estava trabalhando em uma operação, gerando um conflito de interesses para Specter. Em decorrência desses negócios, os dois protagonistas passam a ficar em lados opostos. Essa subtrama também possui outro detalhe relevante: Rachel (Meghan Markle) já teve um caso com Logan, o que aumenta ainda mais as tensões. Agora que é associada de Harvey, Rachel passa a atuar diretamente no caso de Logan, levando-a novamente a ter um contato com ele. Acho que deu para perceber a quantidade de fatores que estão envolvidos nessa questão.

Enquanto isso, Jessica (Gina Torres) decide contratar seu namorado, Jeff Malone (DB Woodside), para trabalhar no escritório. Funcionário da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Jeff resolve largar o seu cargo público ao descobrir que Eric Woodall (Željko Ivanek) começaria a trabalhar na CVM e seria seu chefe. Woodall perdeu o cargo de procurador depois que Harvey apresentou uma queixa de litigância de má fé contra ele, devido às suas ações no final da temporada passada. Como sabia que Woodall o mandaria ir atrás dos clientes da Pearson Specter, Jeff pede para que Jessica e seu sócio o contratem. A chegada de Malone ao escritório acaba fazendo com que Louis (Rick Hoffman) se sinta ameaçado.

A saída de Jeff da CVM não impediu que uma investigação contra Harvey fosse instaurada no órgão, como já era de se esperar. Sean Cahill (Neal McDonough), amigo de Woodall, vai atrás da Pearson Specter e acusa Harvey de ter agido em conluio com Mike no caso da Gillis Industries. Acreditando que não tinham nada a esconder, o advogado sugere que eles entreguem todos os arquivos que Sean quer, mas ele é informado que Louis pode ter cometido algo ilegal na negociação. O escritório então une as forças para rebater as acusações e apontar o verdadeiro culpado para as autoridades.

Desde o começo do quarto ano, Louis demonstrou interesse em ajudar a firma ao tentar antever as ações da CVM. Depois, vendo que o litígio envolvendo a Gillis Industries estava se prolongando demais, ele resolve colocar um ponto final nessa questão e inicia uma negociação com Charles Forstman (Eric Roberts), um milionário com péssima fama no mundo corporativo. A ação de Louis, ao invés de produzir um resultado positivo, acaba criando um problema ainda maior, colocando a Pearson Specter e a sua carreira em perigo. O advogado, no entanto, consegue encontrar uma forma de dar a volta por cima e alcança algo que sempre almejou. Quem esteve ao lado de Louis durante todo esse tempo foi Katrina (Amanda Schull), com quem ele formou uma boa dupla de trabalho.


Considerações finais
Em relação aos anos anteriores, a quarta temporada de Suits apresenta uma narrativa mais intensa, graças a acontecimentos que vão se complicando, deixando rastros e consequências para os personagens. A princípio, a disputa entre Mike e Harvey é interessante, mas como se arrasta por vários episódios, ela acaba se tornando um pouco cansativa. A introdução de Jeff Malone foi bem-feita, oportunidade em que a série explorou a vida pessoal de Jessica. A atração também aborda os laços existentes entre os membros da firma de uma forma muito satisfatória.

Louis, que já vinha se destacando na série, consegue o seu ápice nessa temporada: se prepare para ver a sua percepção sobre o personagem alterar radicalmente do décimo para o décimo primeiro episódio. Mais uma vez Suits desenvolve o passado de seus personagens por meio de flashbacks, nos dando mais detalhes sobre suas histórias. Por fim, Donna (Sarah Rafferty), que sempre tem uma importante participação na produção, novamente vive uma situação delicada, algo que afeta Harvey profundamente.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade