10 curiosidades sobre o jogo Grand Theft Auto III


Grand Theft Auto III, também conhecido como GTA 3 ou GTA III, foi o game responsável por levar a franquia Grand Theft Auto do mundo 2D para o 3D. O jogo representou um marco para Rockstar, que pôde aproveitar a potência dos novos consoles e computadores para reinventar seus jogos.

Várias são as curiosidades que cercam esse clássico jogo, lançado em 2001 para PlayStation 2, tendo chegado ao PC em 2002 e ao Xbox em 2003. Abaixo você confere a primeira parte dos fatos curiosos sobre GTA 3:

1. Originalmente Grand Theft Auto III seria lançado no dia 3 de novembro de 2001. No entanto, com o ataque terrorista ocorrido em 11 de setembro, a Rockstar adiou o lançamento do jogo em três semanas, movendo-o para o dia 22 de outubro.

2. Além de não ser o melhor momento para lançar GTA III, a Rockstar aproveitou o adiamento e fez pequenas modificações no jogo: as cores dos carros da polícia foram alteradas para que eles não se assemelhassem aos veículos usados pela polícia de Nova Iorque; a trajetória de voo de um avião foi modificada para que ele não parecesse estar indo em direção a um grande prédio; e uma missão com referência a terroristas foi eliminada do game. Certos diálogos de rádios e de pedestres foram reescritos. Segundo a Rokckstar, as mudanças feitas no jogo só o tornam 1% diferente do projeto original.

3. Ainda em função do atentado de 11 de setembro, a capa do jogo para os Estados Unidos foi redesenhada, adotando um estilo completamente novo (e que é utilizado até hoje), composto por seções que exibem artworks do game.

4. Falando em capa, o game teve diferentes box arts ao redor do mundo:

Estados Unidos

Reino Unido

Demais países da Europa

Austrália e Nova Zelândia

Japão

5. Algumas cópias mais antigas de GTA III continham o logotipo da DMA Design, o nome original da Rockstar North, durante os créditos de abertura. A logo da DMA Design também era vista na capa de algumas versões do game, como você pode observar acima. Acessando o site do jogo, na versão flash, também é possível ver o logotipo da DMA Design.

6. Segundo dados do NPD Group, mesmo com apenas dois meses e alguns dias de mercado, Grand Theft Auto III foi o jogo de console mais vendido em 2001 nos Estados Unidos, com quase dois milhões de unidades comercializadas. GTA 3 também tornou-se o segundo jogo de console mais vendido nos EUA em 2002, ficando atrás apenas Grand Theft Auto: Vice City.

7. Um personagem chamado Darkel foi programado para ser aparecer no jogo, mas acabou sendo removido durante o seu desenvolvimento. Ele foi dublado pelo falecido Bill Fiore. Durante muito tempo, especulou-se que o personagem foi retirado do jogo em razão do ataque de 11 de setembro, mas a Rockstar informou que o personagem foi removido muito antes do atentado terrorista, por não se encaixar com o resto do game. A empresa também negou o boato de que uma de suas missões envolvia a explosão de um ônibus cheio de crianças em idade escolar. Apesar de ter sido cortado do jogo, seu dublador (Bill Fiore) continua listado nos créditos do manual de GTA III e a textura do personagem permanece nos arquivos de dados do jogo.

8. Outro personagem descartado é Curtly, creditado no manual do jogo logo abaixo de Darkel. A única coisa que se sabe é que Curtly foi dublado pelo falecido Curtis L. McClarin. Nos arquivos do game não existe nem mesmo a textura do personagem. 

9. Os quatro primeiros carros vistos antes da missão "Give Me Liberty" (Policia, Enforcer, Rumpo e Patriot) não têm motoristas.


10. Os aviões do Francis International Airport não são sólidos, ou seja, o jogador pode passar por eles sem sofrer nenhum dano. Isso foi feito para evitar que os jogadores disparassem foguetes nos aviões e os explodissem. Editando o código do jogo é possível reativar a capacidade de explosão dos aviões. Esta teria sido mais uma alteração feita pela Rockstar em razão do 11 de setembro.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade