Análise do jogo The Wolf Among Us


The Wolf Among Us é um game desenvolvido pela Telltale Games, baseado no universo das histórias em quadrinhos Fábulas, criada por Bill Willingham e publicada pela DC Comics através de seu selo Vertigo. A história do game se passa antes dos acontecimentos das HQs.

Em The Wolf Among Us o jogador assume o controle de Bigby Wolf, o lobo mau da história de Chapeuzinho Vermelho. Aqui o personagem desenvolve um papel muito diferente daquele visto na história infantil: Bigby é um xerife atuante na cidade Nova York, mais especificamente em Fabletown, um bairro que abriga vários personagens de contos de fadas.

Todos esses personagens vivem escondidos na cidade após terem sido expulsos do mundo das fábulas. Cada personagem possui características e personalidades próprias, tornando a narrativa rica em detalhes. Um ponto em comum entre eles é que todos demonstram ter dificuldades em adaptar suas vidas no mundo dos humanos. É muito legal reencontrar personagens que marcaram nossa infância em um universo totalmente diferente daquele por nós conhecido. Bigby tem como principal missão manter a paz e o controle entre os personagens. A pacata vida do xerife começa a complicar quando dois assassinatos ocorrem no bairro. Sem ter pistas sobre o responsável por cometer tais atos, o lobo começa a investigar os crimes, contando com o auxílio de Branca de Neve.

Assim como os outros games da Telltale, The Wolf Among Us é um game point and click de aventura. O jogador deve andar pelo cenário, interagir com objeto e pessoas para avançar na história. Os momentos de ação resumem-se a quick time events, como deslocar para um lado e apertar o botão exibido na tela. O diferencial do jogo, em relação as demais produções do estúdio, está na abordagem: ambientado na década de 1980 e tendo uma investigação como tema central, The Wolf Among Us assume um interessante aspecto noir.

Visualmente, o jogo assemelha-se a uma história em quadrinhos. O principal ponto negativo é a ausência de uma trilha sonora marcante. O game limita-se a executar o seu tema de abertura e algumas poucas músicas em momentos mais tensos. Felizmente, essa falha é parcialmente compensada com uma história bem elaborada e cheia de reviravoltas. Durante o game, o jogador é forçado a fazer escolhas que efetivamente mudam o destino dos personagens. Acessando o menu, em "extras", é possível ver um pequeno resumo sobre história de cada um dos personagens. Para desbloquear todos, é necessário fazer escolhas diferentes daquelas feitas pelo jogador em sua primeira jogatina. Não é necessário jogar tudo de novo, uma vez que o game conta com a opção de seleção de capítulos.

Enquanto jogava, enfrentei dois pequenos problemas técnicos. Assim como os outros jogos desenvolvidos pela Telltale, The Wolf Among Us sofre com pequenas travadas durante o gameplay. Outra falha por mim percebida foi no idioma do game: eu estava jogando o título em espanhol, e, do nada, após um carregamento, o game parou de exibir as legendas; em outro momento, o idioma do jogo alternou-se para o inglês. Nesses dois casos, o problema foi corrigido ao recarregar o último ponto de controle.

Com episódios lançados entre os anos de 2013 e 2014, The Wolf Among Us está disponível para Windows, macOS, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox 360, Xbox One, iOS e Android. Esta análise foi feita com base na versão do Xbox One.


Considerações finais
Depois do sucesso de The Walking Dead, a Telltale recorreu mais uma vez ao mercado de histórias em quadrinhos para criar um novo jogo. O resultado é que The Wolf Among Us entrega uma excelente e marcante história, colocando personagens por todos nós conhecidos em ambientes totalmente novos. Para quem (assim como eu) não conhecida a publicação da Vertigo, o game é uma ótima oportunidade para ter um primeiro contato com o universo de Fábulas.

Mesmo apresentando alguns problemas técnicos, The Wolf Among Us é um excelente jogo point and click. Uma trilha sonora mais presente e marcante certamente tornaria a experiência ainda mais marcante. Com o fechamento da Telltale e o cancelamento de The Wolf Among Us 2, espero que algum dia este universo ganhe uma continuação no mundo dos games.

Nota
★★★★☆ - 4 - Ótimo


➜ Você pode ler análises de outros jogos clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade