Análise do documentário Os Capacetes Brancos


The White Helmets (no Brasil Os Capacetes Brancos) é um documentário da Netflix produzido por Joanna Natasegara e dirigido por Orlando von Einsiedel. Lançado em 2016, foi vencedor do Oscar de melhor documentário em curta-metragem.

O documentário mostra o dia-a-dia dos capacetes brancos, um grupo de voluntários que atuam para salvar vidas de civis presos nos escombros após a explosão de bombas na Síria. O grupo que se autointitula como "defesa civil" do país afirma ter salvado a vida de mais de 60 mil pessoas. Todo o trabalho é voluntário, sendo que a grande maioria dos seus membros não possui nenhum tipo de experiência em resgate.

Para se prepararem os resgates das pessoas, um pequeno grupo de homens vai até o sul da Turquia, onde, durante um mês, realizam cursos e treinamentos para encarar esse tipo de situação. Ao retornarem à Síria, eles repassam para os demais voluntários as técnicas que devem ser utilizadas durante as ações de resgate.

A atração da Netflix apresenta quatro formas de abordagem. O documentário mostra as ações do grupo durante os resgates, intercalando esses momentos com depoimentos de voluntários, cenas nos alojamentos do grupo e o treinamento que alguns de seus membros recebem na Turquia. As melhores partes certamente são aquelas que mostram a equipe em ação, onde podemos ver cenas emocionantes, como o resgate de um bebê.

O principal ponto positivo da atração é mostrar a questão humanitária da região, como as pessoas inocentes sofrem e têm suas vidas profundamente afetadas pelo conflito armado. No entanto, o documentário se mostra um tanto raso, sem se aprofundar muito em nenhuma dos pontos por ele abordadas. Nem mesmo um breve contexto sobre Aleppo, cidade onde a maioria das cenas foi gravada, é feito.

A sensação que eu tive ao terminar de assistir é que o documentário não deveria ter acabado ali. Claramente se vê o grande potencial que foi desperdiçado ao não explicar, por exemplo, como o grupo consegue se sustentar no meio de todo aquele caos. Nem mesmo a história e organização dos capacetes brancos é explorada de uma forma mais profunda.


Considerações finais
A presença das cenas chocantes da guerra da Síria e das dramáticas ações de resgate não são o bastante para fazer com que The White Helmets (Os Capacetes Brancos) seja um documentário primoroso. O principal defeito do curta-metragem é ter uma abordagem superficial sobre tudo o que é por ele abordado.

Pelo título e sinopse, eu esperava uma abordagem muito mais profunda sobre o grupo de civis voluntários que atuam na guerra da Síria para salvar a vida dos inocentes atingidos pelos bombardeios. É uma pena que esta não tenha sido a estratégia adotada.

Nota
★★★☆☆ - 3 - Bom


➜ Você pode ler análises de outros documentários e filmes clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade