Análise do jogo Untitled Goose Game


Depois que Untitled Goose Game (em tradução literal, "jogo de ganso sem título") virou uma febre na internet e ganhou três prêmios no DICE Awards 2020, incluindo o de jogo do ano e o de melhor jogo independente, pensei comigo mesmo: preciso conhecer esse game. Fiz o download do título, comecei a jogar e fui surpreendido positivamente com uma proposta simples, mas extremamente divertida e relaxante.

O jogador assume o controle de um ganso que tem como única missão infernizar a vida das pessoas durante suas atividades cotidianas. O jogo é dividido em cinco áreas e em cada uma delas existe uma lista de tarefa para ser cumprida. A ambientação é bem diversificada, com ambientes rurais e urbanos, domésticos e comerciais. Riscando todos itens da lista, um objetivo bônus é liberado. Existem ainda algumas tarefas secretas que só têm seus teores revelados após o término do jogo. Eventualmente, ao interagir com algum objeto, pode ser que você consiga completar algumas dessas tarefas ocultas.

Para aqueles que vão atrás dos 100% de conclusão, há também corridas contra o tempo em quatro áreas do jogo, momento em que o jogador deve concluir todos os objetivos da lista antes que o sino da igreja toque. Por meio do menu, a qualquer momento é possível reiniciar o progresso em uma área do jogo, o que não compromete seu progresso nas demais localidades; você também tem liberdade para ir e voltar pelas áreas que já percorreu. Outro detalhe importante é que não é necessário completar todos os objetivos de uma área para desbloquear o acesso a outra regiões do game.

Falando assim pode parecer algo bobo, mas o game possui o seu grau de dificuldade. Não chega a ser algo extremamente desafiador, mas exige que o jogador tenha raciocínio lógico para cumprir os objetivos da história. Se os outros personagens virem você carregando algo que lhes pertença, eles imediatamente abandonam suas atividades e te perseguirão. Como os humanos andam mais rápido do que o ganso, a probabilidade de eles recuperarem os objetos que o jogador está carregando ou arrastando com o seu bico é muito grande. Quando se está levando objetos pesados, a velocidade de locomoção do animal é ainda mais lenta. Uma boa estratégia é causar uma pequena bagunça na área para que os personagens se distraiam arrumando todo o estrago, dando mais liberdade para se cumprir outras tarefas.

Além de andar pelas áreas, o ganso pode correr, abaixar seu pescoço, bater asas, interagir e pegar objetos com o bico e, claro, grasnar. Por meio de um botão é possível ter uma vista mais ampla do cenário, possibilitando ao jogador um melhor planejamento de suas estratégias. Os controles são um pouco desengonçados, mas não interferem diretamente na jogabilidade. Os maiores problemas são vistos ao tentar colocar coisas dentro de cestas de supermercado ou em locais um pouco elevados: os objetos nem sempre ficam no lugar desejado, o que te obriga as vezes a repetir a ação mais de uma vez. Tirando esse detalhe, nos demais momentos o ganso desajeitado até deixa o jogo mais divertido.

Durante todo o jogo, o jogador tem uma visão isométrica do cenário. O visual conta com gráficos cartunizados, sem contorno e com cores sólidas. A trilha sonora é extremamente discreta, ficando mais intensa (ao som de um piano) quando o ganso está passando por momentos de maiores apuros. O grasno do protagonista também é um elemento sonoro marcante, sempre chamando a atenção dos personagens, recurso que se torna bem útil ao longo do game.

Desenvolvido pelo estúdio australiano House House e distribuído Panic, o game foi lançando em 2019 e está disponível para Windows, macOS, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One. Esta análise foi feita com base na versão do Xbox One.


Considerações finais
Untitled Goose Game é um divertido simulador de ganso com elementos de puzzle e stealth. Tirar a paz das pessoas é objetivo principal, que se concretiza ao executar pequenas ações que deixam os NPCs simplesmente desnorteados! O que vemos é uma completa inversão de valores, onde as pessoas que estão sendo incomodadas assumem os papeis de antagonista, já que elas estão ali para impedir o ganso de fazer todo o seu estrago.

Simples, cativante e relaxante, o game entrega uma experiência completamente inovadora. Bem otimizado, não presenciei nenhum problema de performance durante minhas jogatinas. Mesmo sendo um jogo independente, ele está totalmente localizado para o nosso idioma, o que não deixa de ser algo importante para ser destacado. Untitled Goose Game é bem curtinho e pode ser finalizado em pouco mais de duas horas. O tempo de gameplay pode ser estendido se o jogador for atrás de completar as tarefas opcionais e as corridas contra o tempo. Sem dúvidas foi uma das gratas surpresas de 2019!

Nota
★★★★☆ - 4 - Ótimo


➜ Você pode ler análises de outros jogos clicando aqui.
Herbert Viana

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV". twitter

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade