Análise do anime Neon Genesis Evangelion


Em 1995, Neon Genesis Evangelion, um dos animes mais influentes de todos os tempos, começava a ser transmitido no Japão pela TV Tokyo. Com uma história extremamente profunda, roteiro original e personagens realistas, Evangelion marcou toda uma geração e continua influenciando novas obras até hoje. Agora, mais de 25 anos após o seu lançamento, assisti a animação pela primeira vez.

A história inicia com bastante simplicidade, mas desde cedo já vai instigando a curiosidade dos espectadores. A trama gira em torno de Shinji, um jovem introspectivo e bastante deprimido, que vê sua vida mudar de uma hora para outra quando seu pai o escolhe para se tornar um piloto de Eva, uma espécie de robô gigante que guarda muitos mistérios. Os Evas foram criados pelo pai de Shinji e são utilizados como mecanismo de defesa da humanidade contra os ataques dos Anjos, criaturas gigantescas de origem desconhecida.

Quinze anos atrás, um evento trágico, chamado Segundo Impacto, provocou o extermínio de grande parte da vida na Terra. O cataclísmico aconteceu no Polo Sul, tendo como origem uma suposta explosão que desencadeou uma série de catástrofes no planeta, deixando o mundo completamente abalado. Durante todo o anime, as consequências do Segundo Impacto são constantemente retratadas.

Diferente do que muitos acreditam, Neon Genesis Evangelion não é completamente focado nas lutas contra criaturas monstruosas, na verdade isso representa uma fração pequena da animação. Desenvolver os personagens e explorar o psicológico de Shinji é o foco central e também é onde a obra realmente brilha. Shinji não é um indivíduo altruísta e heroico, ele é falho e evolui gradualmente, aprendendo, aos poucos, com seus inúmeros erros. Ao longo dos episódios, acompanhamos o protagonista se relacionando com outros pilotos de Eva e descobrindo segredos da humanidade.

Além de Shinji, outros personagens também são muito bem desenvolvidos, dentre os quais destaco Misato Katsuragi, Asuka Langley Soryu e Rei Ayanami. Misato é a carismática e espalhafatosa tutora de Shinji, enquanto Asuka e Rei são duas talentosas pilotos de Eva. Asuka tem uma personalidade egocêntrica e narcisista, já Rei é extremamente tímida e reservada. Conforme a obra se desenvolve, todas as três personagens vão ganhando mais camadas, tendo seus passados e dramas abordados, o que fez com que Misato, Asuka e Rei se tornassem base para grande parte das heroínas dos animes que vieram após Evangelion.

Em aspectos mais técnicos, Evangelion envelheceu bem. Imagino que a sua animação extremamente bem feita deveria ser algo sensacional para a época, sendo ainda muito boa para os padrões atuais, graças a sua qualidade constante. Já a trilha sonora, composta por Shirō Sagisu, é um espetáculo à parte. Para muitos, a música de abertura de Evangelion, "Zankoku na Tenshi no These", é a melhor já feita para um anime.

Os episódios finais são de longe o ponto mais criticado, mas eles têm um gigantesco valor, já que exploram o psicológico do protagonista. Para quem não gostou do fato da ação ter sido deixada de lado na conclusão, há o filme The End of Evangelion, que fecha muitas pontas soltas e termina a história de uma forma menos subjetiva, conectando muito bem a bagunça que estava acontecendo na cabeça de Shinji, nos últimos episódios, com os acontecimentos do mundo da série. Vale a pena conferir!


Considerações finais
Em seus 26 episódios, Neon Genesis Evangelion consegue construir um dos universos mais interessantes da cultura pop. Ao mesmo tempo que conta uma história de ação muito legal, a atração nos apresenta um dos melhores desenvolvimentos de personagens já feitos em obras do gênero. Evangelion te fisga com o simples e aos poucos vai te surpreendendo com sua trama complexa e instigante. 

Definitivamente não é um anime para quem está buscando uma narrativa despretensiosa e descontraída. A série toca em pontos existenciais e nas experiências subjetivas de seu protagonista, gerando espaço para muitas reflexões. Além do enredo incrível, temos também um trabalho espetacular de animação e uma trilha sonora fenomenal.

Nota
★★★★★ - 5 - Excelente


Veja mais sobre Neon Genesis Evangelion:

➜ Você pode ler análises de outros animes clicando aqui.

O que achou desta postagem? Encontrou algum erro? Compartilhe sua opinião!

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade